Manuela lastima número alarmante de mulheres que já sofreram assédio

Manuela D’Ávila lastimou o resultado da pesquisa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do grupo Gênero e Número, com o apoio do Google News Lab, que relata o cotidiano de assédio sexual sofrido pelas jornalistas em seu exercício da profissão. A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República compartilhou em seu perfil nas redes sociais dados da pesquisa.

Manuela

De acordo com o levantamento, 92,3% das jornalistas entrevistadas disseram já ter ouvido piadas machistas em seu ambiente de trabalho, 73% afirmaram já ter escutado comentários ou piadas de natureza sexual sobre mulheres durante o expediente. Na opinião de Manuela D’Ávila, “os números gritam a realidade duríssima que as mulheres enfrentam no mundo do trabalho”.

A pré-candidata é conhecida por defender a participação da mulher no mercado de trabalho e na política e combater a violência contra a mulher. Segundo Manuela, sua pré-candidatura tem o comprometimento de dialogar com as mulheres do país sobre a questão de gênero.

Realizado entre 26 de junho e 28 de agosto de 2017, o estudo obteve um total de 531 respostas de mulheres jornalistas, das quais 477 foram consideradas válidas, de um universo de 271 veículos diferentes. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo jornal Congresso em Foco.