Maracatus Vozes da África e Nação Baobab vencem Carnaval de Fortaleza

Depois de quatro dias de Carnaval na Avenida Domingos Olímpio, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulgou nesta quinta-feira (15) o resultado da apuração dos desfiles dos maracatus, afoxés, blocos, escolas de samba e cordões que passaram pela avenida. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Colégio Estadual Liceu do Ceará.

Maracatus Vozes da África e Nação Baobab vencem Carnaval de Fortaleza

Os maracatus Vozes da África e Nação Baobab conquistaram juntos o primeiro lugar entre os grupos de maracatus que desfilaram no domingo (11/02). O segundo e terceiro lugares ficaram com Rei de Paus e Nação Pici, respectivamente. Tradicionalmente desfilam pela avenida, no domingo, as maiores agremiações da categoria.

No sábado (10/02), passaram pela Domingos Olímpio seis maracatus. O campeão foi o Az de Ouro, após um período de 37 anos sem obter o título. Em segundo lugar ficou o Nação Palmares e em terceiro o Axé de Oxóssi.

Na segunda-feira (12/02), desfilaram na Domingos Olímpio cordões e blocos. Na categoria cordões, o título de campeão ficou com o grupo Vampiros da Princesa, seguidos pelas agremiações Princesa do Frevo (2º lugar) e As Bruxas (3º lugar).

Entre os blocos, o vencedor foi o grupo Amigos do Zé, seguido por A Turma do Mamão (2º lugar) e Doido é Tu (3º lugar). Já o campeão dos Afoxés foi o Filhos de Oyá, enquanto que Omôrisá Odê e Obá Sá Rewá conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Por fim, a escola de samba vencedora do Carnaval da Domingos Olímpio foi, mais uma vez, a Unidos do Acaracuzinho. A segunda colocação ficou com a escola Tradição da Bela Vista, seguida da Corte do Samba (3º lugar).

Carnaval

A avenida recebeu as apresentações de 40 agremiações, de sábado (10/02) a terça-feira (13/02). Além de todo apoio estrutural e de produção, os grupos que passaram pela Domingos Olímpio foram contemplados via Edital Público da Secultfor, em um montante de R$916 mil.

O Carnaval da Avenida Domingos Olímpio é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, com apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce) e patrocínio oficial da marca Skol. A festa homenageia neste ano o bloco de rua Periquito da Madame, o primeiro a fomentar a cultura foliã de Pré-Carnaval nas ruas de Fortaleza.

Resultado das agremiações

Categoria Maracatus (Sábado)

1º lugar: Az de Ouro (115 pontos)
2º lugar: Nação Palmares (112 pontos)
3º lugar: Axé de Oxóssi (106 pontos)

Categoria Maracatus (Domingo)

1º lugar: Nação Baobab (114 pontos)
1º lugar: Vozes da África (114 pontos)
2º lugar: Rei de Paus (113 pontos)
3º lugar: Nação Pici (113 pontos)

Categoria Cordão

1º lugar: Vampiros da Princesa (109 pontos)
2º lugar: Princesa do Frevo (101 pontos)
3º lugar: As Bruxas (99 pontos)

Categoria Blocos

1º lugar: Amigos do Zé (119 pontos)
2º lugar: A Turma do Mamão (118 pontos)
3º lugar: Doido é Tu (116 pontos)

Categoria Afoxés

1º lugar: Filhos de Oyá (138 pontos)
2º lugar: Omôrisá Odê (136 pontos)
3º lugar: Obá Sá Rewá (135 pontos)

Escolas de Samba

1º lugar: Unidos do Acaracuzinho (178 pontos)
2º lugar: Tradição da Bela Vista (165 pontos)
3º lugar: Corte do Samba (164 pontos)