Chico Lopes: Intervenção no Rio revela contradição de Temer

A intervenção anunciada pelo governo federal no Rio de Janeiro, com a assinatura do decreto por Michel Temer nesta sexta-feira (16), precisa ser vista com cuidado e não pode servir de cortina de fumaça para esconder os cortes de investimentos federais no setor e a nova tentativa de aprovar a Reforma da Previdência. A avaliação é do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).

Chico Lopes alerta consumidor para lei que combate itens abusivos do material escolar

O deputado ressalta a contradição do governo ao impor congelamento de 20 anos nos investimentos em segurança pública e demais áreas, mas recorrer a uma intervenção federal para conter o caos no Rio. “Além de inteligência, falta maior investimento na segurança pública. O governo corta recursos para a área de um lado e anuncia intervenção federal de outro”, destacou Chico Lopes.

Segundo o parlamentar, a medida é uma cortina de fumaça para tentar esconder a omissão do governo e os cortes de recursos para a segurança, assim como foi feito para saúde, educação, infraestrutura, direitos sociais dos mais básicos. “O Rio precisa é de mais investimentos, do Estado realmente presente assegurando a vida e os direitos das pessoas, e a política de Temer é contrária a isso”, disse.

Chico Lopes afirmou ver com preocupação o decreto. “O povo quer, precisa e merece segurança. Mas esse governo já demonstrou que é insensível a esse tema e incapaz de agir com resultados, quando congelou investimentos da segurança por 20 anos, assim como para as áreas sociais. Isso tem implicação direta no dia a dia das pessoas, na ausência do Estado, no espaço deixado para o tráfico e as milícias.”

Intervenção X Reforma da Previdência

Para o deputado Chico Lopes é absolutamente “estranho e preocupante” que a intervenção federal no Rio de Janeiro já esteja sendo anunciada acompanhada de uma data para ser revogada.

“Como é que se decreta uma intervenção federal no Rio de Janeiro, se gera um estado de atenção e preocupação em todo o país, mas já se anuncia que haverá uma revogação dessa intervenção por 10 dias, para que o governo coloque em votação uma Reforma da Previdência?”, questionou Chico Lopes, lembrando que é proibida mudança na Constituição em períodos de intervenção federal.

Para ele, “ou o governo julga que essa intervenção não é realmente necessária, e está fazendo isso para se cacifar em ano eleitoral, ou ele vai colocar em risco a população do Rio revogando a intervenção por até 10 dias, para impor a votação da Reforma da Previdência”.

Segundo Chico Lopes, o Brasil precisa de um novo projeto nacional de desenvolvimento, de geração de emprego, de ampliação de investimentos sociais, assegurando educação, saúde, transporte, qualidade de vida para as pessoas. “Essa é a melhor forma de gerar segurança pública.”