Moacyr Luz: Sintonia com sentimento popular explica sucesso da Tuiuti

"Parece que nunca houve na história da Sapucaí uma escola pequena que entrasse em um ano e, no ano seguinte, fosse vice-campeã com um décimo de diferença", afirmou o músico Moacyr Luz, compositor da escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti. A agremiação do bairro de São Cristóvão, região central do Rio de Janeiro, ficou atrás apenas da campeã Beija Flor no desfile do grupo especial do carnaval deste ano.

Tuiuti - Jackson e Moacyr Luz - Reprodução

A Tuiuti ganhou notoriedade e o apoio popular ao trazer para a avenida a temática da escravidão pós abolição, como persiste esse grande problema na história brasileira. Entre os destaques, duras críticas ao governo de Michel Temer (MDB), e a suas propostas de ataques a direitos, especialmente a reforma trabalhista que, entre outros retrocessos, dificulta o acesso à Justiça da parcela mais frágil da sociedade.

"Sou um amador na questão política, meu sentimento é extremamente popular. Tenho uma pessoa que passa roupa na minha casa. Não consigo cobrar nada dela porque é injusto demais. Mora a quilômetros de distância e o transporte é péssimo. Como posso cobrar dela se o país não dá condições mínimas", afirmou Moacyr, em entrevista à Rádio Brasil Atual nesta sexta-feira (16).

A Tuiuti veio de um sério problema no ano anterior. Antes do desfile, um incêndio nas alegorias dos componentes deixou uma pessoa morta. O músico ressalta a volta por cima da escola. "A responsabilidade era muito grande porque a escola veio de um problema no carro alegórico no ano passado. As chances eram muito poucas. Sentei com Claudio Russo (outro interprete do tema), pensamos na história e bate com o que temos observado das pessoas do Brasil", disse.

O samba-enredo foi o grande destaque da Tuiuti, aliado à bela execução. Com o tema "Meu Deus, Meu Deus, está extinta a escravidão", a apresentação chocou o público ao escancarar a realidade. Comissão de frente representada por escravos torturados, fantasias de "manifestoches", em referência àqueles que saíram às ruas em defesa do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), o que iniciou o governo neoliberal de Temer, patos de borracha com cifrões nos olhos, representando o apoio da Fiesp ao impeachment e o presidente vestido de vampiro com uma fantasia intitulada "Vampiro Neoliberalista".

A repercussão junto ao público foi imensa. Internautas clamaram que a escola "lavou a alma" dos brasileiros. A hashtag #TuiutiCampeãDoPovo ficou dias entre as mais comentadas do país.