Para Lula, intervenção no Rio é aposta de Temer para ser candidato

Em entrevista à Rádio Itatiaia (Minas Gerais), nesta quarta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a intervenção de Michel Temer na segurança pública do Rio é uma medida eleitoreira, que busca viabilizar sua candidatura à reeleição.

Lula entrevista Itatiaia - Reprodução

"Eu acho que o Temer está encontrando um jeito de ser candidato a presidente da República. E acho que ele achou que a segurança pública pode ser uma coisa muito importante para ele pegar um nicho de eleitores do Bolsonaro", afirmou Lula.

Segundo Lula, Temer fez uma aposta tirando da pauta uma coisa que a sociedade era contra, que era a reforma da Previdência, e colocou na pauta uma questão que a sociedade é favorável, que é o combate à criminalidade.

O ex-presidente enfatiza, no entanto, que a intervenção não terá efeito real na segurança. "O Exército não é preparado para enfrentar o narcotráfico. O Exército não é preparado para lidar com bandido em favela. Ele é preparado para defender a soberania nacional contra possíveis inimigos externos. Você colocar o Exército com uma tarefa dessas, sem ser preparado… o que pode acontecer é que, depois do espetáculo, o resultado seja negativo", afirmou.

Lula destacou que "mais ou menos violência está diretamente ligado a capacidade de desenvolvimento do Estado".

"O Estado do Rio está muito empobrecido. A grande vítima da crise nesse país é o Rio de Janeiro, porque a indústria naval foi desmontada. Porque a Petrobras teve um baque muito grande com a operação Lava Jato. Porque a indústria de óleo e gás teve muito prejuízo. Porque o estado diminuiu a arrecadação. Porque polícia não recebe salário. Porque servidor não recebe salário. E porque tem milhões de desempregados", completou.

E reforçou: "Obviamente que ninguém pode ser contra a uma tomada de posição emergencial para tentar diminuir a violência do Rio de Janeiro. Mas é preciso que a coisa não seja feita de forma estabanada, pensando apenas em política".