Reino Unido: novo partido quer reverter o Brexit 

Um novo partido britânico quer travar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, mesmo que faltem apenas 13 meses até a data prevista do Brexit. O partido Renovação (Renew), que se define como centrista – inspirado no movimento Em Marcha de Macron, pretende explorar a insatisfação do público com os políticos

brexit

“As sondagens mostram que a opinião sobre o Brexit está mudando, e o Governo conservador está nos obrigando a optar por um Brxit difícil”, declarou Sandra Khadhouri, uma das fundadoras do partido, na apresentação de segunda (19) em Londres.

Uma sondagem recente do diário britânico The Guardian mostrava que 47% dos cidadãos são a favor de um novo referendo quando ficarem claros os termos do acordo entre o Reino Unido e a União Europeia, e apenas 34% não querem reabrir o debate.

“Queremos ser duros em relação ao ‘Brexit’ e às causas do ‘Brexit’”, declarou James Torrance, outros dos fundadores e responsável pela estratégia. “Na votação no Parlamento sobre o acordo final com Bruxelas, colocaremos em cima da mesa a continuação na União Europeia”, prometeu.

Se um acordo negociado por May levado ao Parlamento for negado, isso deverá fazer cair o seu Governo minoritário.

O partido vai concentrar os deputados em círculos eleitorais com alto nível de apoio à permanência na União Europeia.

O partido, que teve contatos informais com o movimento francês Em Marcha que levou o neoliberal Macron ao poder, planeja concorrer a todos os 650 lugares de deputados em eleições nacionais quando estas se realizem e apostam na possibilidade de, se houver uma votação, seja referendo ou eleições, os mais jovens sejam a maior parte do eleitorado.

No referendo de 2016, 75% dos eleitores entre os 18 e os 24 anos votaram contra a saída do Reino Unido da União Europeia, quando o “sim” ao “Brexit” venceu com 51,9% dos votos e o “não” teve 48,1%. “Já há um milhão de pessoas que eram menores no referendo e que hoje poderiam votar”, disse James Clarke.