Livro resgata raízes culturais da América Latina

“Cultura a Unir os Povos – a Arte do Encontro” propõe uma profunda reflexão acerca das raízes culturais latino-americanas e de nossa identidade como povo e sociedade. Bebendo na fonte de nomes como Darcy Ribeiro, Euclides da Cunha, Eduardo Galeano e Sérgio Buarque de Holanda, o autor Célio Turino quer traduzir as mazelas trazidas nas caravelas, às línguas que herdamos dos colonizadores, passando pela importação de hábitos, gestos e timbres vindos da África.

Celio Turino - Divulgação

Com lançamento marcado para o dia 26 de fevereiro a partir das 19 horas no Salão de Atos Tiradentes do Memorial da América Latina, a publicação – graficamente bela – dá ênfase a fotografias que retratam as diferentes culturas dos povos que habitam ou habitaram a América Latina e promove um debate histórico para a compreensão cultural das nuances que transformaram, num só, os 20 países que fazem parte da região.

“O livro que agora lanço tem por objetivo fomentar o debate acerca das raízes culturais da América Latina e de como esta nossa sabedoria ancestral e comunitária pode nos auxiliar a superar todos os grandes problemas sociais, econômicos e culturais que uma história de quinhentos anos de colonialismo e opressão nos impôs”, comenta o autor.

O espaço onde ocorrerá o evento – Salão de Atos Tiradentes – é emblemático para o historiador já que lá está uma das obras mais importantes de Cândido Portinari, o Painel Tiradentes, de 1948, em homenagem ao líder da Inconfidência Mineira.

Para o presidente do Memorial, Irineu Ferraz, “a trajetória de Celio Turino como aguerrido ativista dos movimentos sociais e culturais desde o século passado já seria suficiente para aplaudirmos essa nova obra que o Memorial tem o privilégio de receber e compartilhar com o público de São Paulo”.

Destaques da obra

Entre as comunidades destacadas no livro estão a zona arqueológica de Tajín (México), Cuzco (Peru) e Medellín (Colômbia). Do Brasil, projetos educativos e culturais que têm as digitais do autor. Um deles é o Programa Cultura Viva, criado por Turino, que espalhou mais de dois mil Pontos de Cultura (espaços que fomentam a produção cultural por todo o país).

Outra iniciativa importante abordada pelo autor é o Scholas Cidadania, criado pelo Papa Francisco quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires e desenvolvido agora pelo Vaticano. O programa propõe um pacto educativo com toda a sociedade, buscando abraçar todos os agentes sociais que estejam dispostos a superar os desafios que a atual crise civilizatória exige. Em outubro de 2016, por exemplo, cerca de 300 estudantes se reuniram no auditório do CEU Cidade Dutra, em São Paulo, para apresentar as propostas discutidas durante um encontro de jovens promovido pelo instituto.

Uma das 12 entidades escolhidas no mundo para participar do Scholas é o Instituto Olga Kos. Cerca de 3.500 pessoas participam das oficinas oferecidas pelo IOK, incluindo, também, pessoas sem deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social e moram em regiões próximas aos locais onde as atividades são realizadas.

Exposição fotográfica

Após o lançamento do livro, fica em cartaz até 11 de março, no Salão de Atos, a exposição fotográfica “Cultura a Unir os Povos” composta por mais de 35 imagens captadas pelas lentes do fotógrafo, e também irmão de Celio Turino, Mario Miranda.

As fotos foram feitas nas diversas viagens em que juntos exploraram a América Latina. Tais expedições fizeram-no conhecer lugares onde ele jamais imaginou passar, além de lhe proporcionar ouvir diversas histórias de vida e de sabedoria que abriram sua mente, elevando-o como ser humano.

O público pode visitar a mostra de terça a domingo, das 9h às 18h, gratuitamente.

Serviços

Lançamento do livro “Cultura a Unir os Povos – a Arte do Encontro”

Data: 26 de fevereiro de 2018
Horário: 19h
Local: Salão de Atos Tiradentes – Memorial da América Latina
Aberto ao público
Acesso: Portão 2 e 5
Estacionamento: Portão 4 (pago, R$ 25,00)

Exposição fotográfica

Data: De 26/02 a 11/03/2018
Visitações: Terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Local: Salão de Atos Tiradentes – Memorial da América Latina
Entrada gratuita
Classificação livre