Sindimetal-RJ cobra geração de empregos e reativação do setor naval

Nesta terça-feira (20), a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-RJ) esteve em Itaguaí, na base da Marinha, durante passagem de Michel Temer pelo local. O objetivo foi cobrar a realização de obras para gerar empregos e reativar o setor naval. Na região estão instalados a Nuclep e a ICN, que no momento constrói o submarino brasileiro, além da base naval da Marinha.

Protesto do SindimetalRJ em Itaguaí 20 de fevereiro de 2018 - reprodução

O local está todo cercado por forças militares e da segurança pública. Na entrada da base da Marinha, apesar da tentativa de intimidação dos militares contra a presença dos dirigentes sindicais, a entidade estendeu suas faixas e bandeiras para mostrar ao Temer a situação dos trabalhadores, que hoje passam por grandes dificuldades, sem emprego e qualquer perspectiva.

Para o presidente do Sindimetal-Rio, Jesus Cardoso, é preciso que o governo federal tome ações concretas para realizar novas obras e gerar empregos. “O setor naval está dizimado, os estaleiros fechados e poucas empresas funcionando. Muitos metalúrgicos estão passando por sérias dificuldades. É necessário que o governo retome as obras para que tenhamos empregos e um futuro digno para as famílias. Esse é o nosso recado ao Temer”.

Submarino

Em Itaguaí está o complexo naval, onde está sendo construído o submarino Riachuelo, que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha. Será o primeiro dos quatro submarinos convencionais que estão sendo construídos na Base Naval de Itaguaí.