O ano mal começou e México já bate recordes de violência

Com o fracasso do Estado mexicano na chamada “guerra contra as drogas”, a violência do país já atinge níveis exorbitantes em 2018 e “bate recordes” de anos anteriores. Só em janeiro foram cometidos 1497 crimes com armas de fogo, 220 com armas brancas e 392 com outros objetos.

Violência no México - Reuters

Os números assustadores colocam o país em um de seus períodos mais violentos da história. Atualmente acontecem 2156 investigações abertas por homicídio doloso, segundo um informe divulgado nesta quinta-feira (22) pela Secretaria Executiva do Sistema Nacional de Segurança Pública.

As cifras mostradas pelo estudo mostram que, com relação ao mesmo período em 2017, a violência aumentou 11,7% no país e bate um novo recorde histórico.

Com relação aos feminicídios, foram registrados 65 crimes, destes, 19 com armas de fogo, 12 com armas brancas e 30 com outros instrumentos.

Dominado pelo narcotráfico, o país vive uma profunda crise política sob a liderança do presidente neoliberal Enrique Peña Nieto que tem mais de 80% de rejeição popular.

As eleições presidenciais acontecem em julho deste ano.