Luta de Braço ganha exposição em Campinas

O Museu do Esporte de Campinas expõe a mostra fotográfica “Campinas e a Luta de Braço de Ferro”, que resgata a história e a trajetória da cidade no esporte. A exposição, que reúne 50 fotografias do arquivo pessoal dos pioneiros da modalidade, fica em cartaz até 17 de março e a entrada é gratuita.

braço - Divulgação/PMC

Luta de Braço, Queda de Braço, Braço de Ferro é um esporte cuja origem se perde na história da humanidade. Gravuras, pinturas e estátuas de civilizações antigas registram a prática da modalidade, que consiste na disputa entre duas pessoas que apoiam seus cotovelos em superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos, e aplicam sua força para fazer o adversário desdobrar o braço.

No Brasil a Luta de Braço se tornou esporte no final da década de 40, quando o jornal Gazeta Esportiva promoveu campeonatos pelo país. Desde o início, campineiros tiveram atuação destacada na prática. As disputas tornaram-se esporte oficial internacionalmente em 1967 com a fundação da World Armwrestling Federation. No Brasil, o reconhecimento oficial aconteceu em 1977 quando a modalidade foi incluída na Confederação Brasileira de Culturismo, entidade que reunia Luta de Braço, Levantamento Básico de Potência e Culturismo.

Durante a exposição, será exibido o documentário “Pioneirismo Sem-Par – a História de Hugues e Paquita”, vencedores dos primeiros campeonatos amadores. O vídeo foi realizado pelo Museu em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

O Museu do Esporte fica no Balneário “Marlene Porto” (acesso pelo portão 7 do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral) As visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h.