Recife comemora 481 anos de fundação com os olhos no futuro 

Celebrar a História com os olhos no futuro. É o que propôs a PCR com o lançamento do Caderno de Construção Coletiva da Estratégia de Futuro da Cidade nesta segunda-feira (12), quando se comemoram os 481 anos de fundação do Recife. “O caderno integra o Plano Recife 500 Anos, uma iniciativa desenvolvida pari passu com a ausculta da população no sentido de projetarmos a cidade que queremos para o futuro iluminando as escolhas do presente”, explica Luciano Siqueira, vice-prefeito da cidade.

Recife comemora 481 anos de fundação com os olhos no futuro - Assessoria Luciana Santos

“É um projeto construído a muitas mãos em um processo que funde a ausculta da população com todo o material já produzido em nossa cidade, arquivos do passado, do passado mais recente e do presente, os diversos planos formulados e as políticas públicas, que se tornaram duradouros”.

Luciano destaca ainda o caráter democrático do projeto que, segundo ele, ao ouvir a população inclui na proposta dois elementos fundamentais. “Um é o sentimento da própria gente, da população que habita a cidade, suas aspirações, o modo com sente as contradições, como sofre os seus problemas e como alimenta suas esperanças de um futuro melhor. O outro é que, pela via do debate democrático, nós estamos construindo um projeto que não é desta gestão, nem da próxima gestão, é algo perene, que não pertence tão somente a prefeitura, mas, em uma expressão exata, pertence à Cidade do Recife. Algo construído pela cidade, para a cidade, e que há de se tornar perene”.

A população pode obter mais informações sobre o andamento do projeto no site www.recife500anos.org.brd. “Nele há a oportunidade de a sociedade, do cidadão, intervir, debater e se atualizar até onde nós já fomos e com base nas principais diretrizes e nos elementos essenciais constituídos até agora incorporar também suas ideias e suas percepções sobre a cidade. Essa é uma experiência democrática, muito rica, que introduz elementos modernos ao processo de planejamento da cidade. Por uma cidade mais humana!”, orienta Luciano.

O Recife em 2037

Para o prefeito Geraldo Julio (PSB), a ideia é possibilitar que os recifenses tenham visão clara da estratégia que está sendo adotada para combater as desigualdades e proporcionar mais qualidade de vida aos habitantes da cidade. "Esse plano é importante para que a gente não seja somente tomado pelas urgências. Elas estão no nosso dia a dia e são fundamentais, principalmente neste momento que o Brasil está passando e a sociedade precisa muito dos serviços públicos, mas precisamos também encontrar tempo e recurso para investir no futuro da cidade. Esse é o ponto fundamental", afirmou.

O Caderno de Construção Coletiva da Estratégia de Futuro da Cidade é o resultado da escuta de mais de cinco mil pessoas dos mais diferentes estratos da sociedade, bem como de pesquisas em mapas e documentos sobre o passado da cidade. Também foram realizadas oficinas para entender as novidades que estão surgindo na cidade e no mundo. O resultado apresentado trouxe diretrizes, sínteses e caminhos estratégicos que vão apontar para as metas do plano definitivo, pensado para construir o Recife que os moradores desejam em 2037.

Audicéa Rodrigues
Do Recife