Intervenção segue apenas "política", diz Jandira sobre falta de verba

Enquanto o governo afirma que vai destinar um crédito extraordinário para enviar recursos à área de segurança pública do Rio de Janeiro, os parlamentares que se reuniram com o interventor, General Braga Netto, informam que a intervenção no Rio segue apenas "política".

Jandira com interventor

Nesta segunda-feira (19), os deputados da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que acompanha a intervenção militar de Michel Temer, se reuniram com o general e constataram que a operação no estado segue sem orçamento definido. E de acordo com os deputados, os valores liberados pelo governo federal sequer chegariam a metade do valor necessário.

"O general mesmo não sabe informar que recurso será usado nesse planejamento. Segundo ele informou, há um déficit de R$ 1,6 bilhão nas Forças Armadas e R$ 700 milhões em atraso para pagamentos da PM do Rio. A intervenção deste modo segue improvisada, sem estratégia e com mote apenas político e não preocupação com a população", criticou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que participou da reunião.

Esta foi a segunda reunião da Comissão desde sua implementação pela Câmara. Na primeira reunião, o ministro da Segurança, Raul Jungmann, também não apresentou o orçamento e sequer um esboço do planejamento da operação.

"Isso é extremamente grave", reforçou Jandira.

Além de Jandira, o encontro entre os parlamentares e o general contou com a participação dos deputados Hugo Leal; Laura Carneiro; Felipe Bornier; Marcelo Mattos; Pedro Paulo; Benedita da Silva; Chico Alencar; Otávio Leite; Alessandro Molom; Glauber Braga; Jean Willis; Celso Pansera; Zé Augusto Nalim; Índio da Costa; e Marcelo Delaroli.

De acordo com o deputado Hugo Leal, ainda não está claro como a intervenção vai funcionar, mas o interventor assegurou que vai divulgar esse planejamento na próxima semana.

Assista á declarções de Jandira Feghali: