Cuba qualifica prisão de lula como “ato gravíssimo”

O ministério das Relações Exteriores de Cuba manifestou sua preocupação com a atual situação do Brasil diante da iminente prisão do ex-presidente Lula. Em uma declaração oficial, o embaixador Eugenio Martínez Enríquez qualificou tal ação como “ato gravíssimo”.

Lula e Raúl Castro - Ricardo Stuckert

Para Eugênio, a decisão do juiz Sergio Moro de decretar a prisão de Lula “é uma nova expressão da dilatada e injusta campanha contra Lula, contra o PT e as forças de esquerda e progressistas no Brasil”.

Trata-se, neste caso, de um mecanismo mais da oposição para tentar impedir a candidatura de Lula à presidência nas eleições deste ano.

“Lula continua tendo um amplo apoio popular, simpatia e reconhecimento internacional, como resultado dos êxitos da gestão de seu governo que beneficiou as grandes maiorias, as quais hoje tentam privar do direito de elegê-lo novamente como presidente, para abrir caminho a uma onda neoliberal e reverter suas conquistas”, diz o embaixador.

Diante deste cenário, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba “uma vez mais expressa solidariedade e apoio ao companheiro Lula”.