Lula denuncia perseguição política em entrevista a Rafael Correa

No final do mês de março, Lula participou do programa de entrevistas do ex-presidente do Equador, Rafael Correa, na TV russa Russia Today. Durante o talk show, o ex-presidente brasileiro denunciou a perseguição política que vinha sofrendo e culminou em sua prisão, neste sábado (7).

Lula e Rafael Correa - Fotos Públicas

Durante o programa “Conversando com Correa”, Lula não titubeou ao denunciar a perseguição política que sofreu, impulsionada pela grande imprensa, e fomentada pelo poder judiciário brasileiro. Ele afirmou que foi vítima de uma condenação da mídia, que se tornou uma condenação jurídica e terminou, por fim, levando-o à prisão.

De acordo com Lula, o objetivo deste jogo político é tirá-lo do tabuleiro porque representa uma ameaça à direita, visto que, em diversas pesquisas políticas realizadas recentemente, ele apareceu em primeiro lugar nas intenções de voto.

Para Lula, a elite brasileira não suporta o fato de sua gestão ter trabalhado para reduzir a desigualdade social e promover a inclusão e este é um dos principais motivos pelos quais, usou todos os recursos para evitar o retorno do petista à presidência da República.

Lula critica também, o posicionamento do governo Temer com relação à política externa. Para ele, é como se não soubessem “o papel que o Brasil tem no mundo”. “Não se trata de querer dominar o mundo, mas de compartilhar com seus iguais, se aproximar da África, por exemplo”, diz Lula em alusão à sua gestão que promoveu a chamada conexão Sul-Sul.

“Eu acredito que a elite brasileira não está acostumada à democracia. Mais ainda, eu acredito que a elite latino-americana não quer democracia”, denunciou Lula.

O programa de Rafael Correa é semanal, e sempre traz uma entrevista com alguma autoridade política ou intelectual progressista. A estreia foi com ninguém menos que o filósofo Noam Chomsky e a última edição, com a ex-presidenta da Argentina, Crsitina Kirchner.

Assista ao programa, em espanhol: