Partidos Comunistas latino-americanos expressam solidariedade a Lula

Às vésperas da Cúpula das Américas, que começa no próximo dia 14 em Lima, no Peru, Partidos Comunistas da América Latina se reuniram para debater a conjuntura do continente, a ofensiva da direita e reorganização da esquerda neste cenário. Os comunistas também expressaram solidariedade ao ex-presidente Lula, preso no último sábado (7), acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Lula - Foto: André Dusek Estadão

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, que representou o partido brasileiro no entro, o debate foi uma “troca positiva de opiniões” entre os comunistas latino-americanos.

Participaram do encontro 11 partidos comunistas: Partido Comunista do Brasil, Partido Comunista da Argentina, Partido Comunista da Bolívia, Partido Comunista Brasileiro, Partido Comunista do Chile, Partido Comunista do Equador, Partido Comunista do México, Partido Comunista Peruano, Partido Comunista do Peru (Pátria Roja), Partido Comunista da Venezuela e Partido Comunista do Uruguai.

No encontro, os comunistas aprovaram uma nota de solidariedade a Lula que reproduzimos aqui na íntegra:

Os partidos reunidos no Encontro de Partidos Comunistas Latino-Americanos expressam sua solidariedade internacionalista ao companheiro Luiz Inácio Lula da Silva e manifestam seu repúdio a sua prisão arbitrária, resultado de um processo viciado, manipulado e pleno de ilegalidades.

Este processo que se encontra sobre a pressão de forças antidemocráticas e reacionárias, representa não só a tentativa de retirar Lula da disputa eleitoral, onde ele é francamente favorito, representa um atentado contra as liberdades democráticas e as forças progressistas.

Denunciamos a ofensiva conservadora da extrema direita e do fascismo, que vem realizando atos de violência contra os protestos populares nas ruas, contra a caravana de Lula no Sul do país e que busca gerar um clima de terror e ódio no Brasil.

Chamamos todas as forças progressistas e anti-imperialistas da América Latina a derrotar as manobras políticas e anticonstitucionais que levaram à prisão de Lula.

Pelo exposto, acordamos:

1 – Expressar nossa solidariedade ao companheiro Lula.

2 – Fazer chegar nossa solidariedade internacionalista ao Partido dos Trabalhadores e demais forças progressistas e de esquerda.

3 – Exigimos a liberdade do companheiro Lula.

Lima, 9 de abril de 2018