Maduro desiste de participar da Cúpula das Américas, no Peru

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que não irá à Cúpula das Américas, em Lima, entre os dias 11 e 13. Segundo o chefe de Estado, o evento “não está entre as prioridades” de Caracas.

Nicolás Maduro - AVN

"A verdade é que a cúpula não está entre as minhas prioridades, não tem nada lá que possa ser decidido, é uma perda de tempo. Além disso, o Governo do Peru retirou a segurança mínima que um presidente precisa para ir. Por isso, decidi não ir para a cúpula em Lima", disse nesta quarta-feira (11).

Maduro destacou que prefere comemorar nos dias 11 e 13 de abril, a "derrota do golpe de Estado fascista" de 2002 contra o então presidente Hugo Chávez.

Para além disso, apontou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciando o cancelamento de sua visita à América Latina, demonstra o seu desprezo para com os líderes latino-americanos.

Maduro frisou também que a Cúpula das Américas foi retomada em 1994 pelo presidente norte-americano Bill Clinton como um projeto de colonização econômica, comercial e financeira.

Há pouco mais de um mês, a chancelaria do Peru havia anunciado que Maduro não seria bem-vindo ao país, caso participasse do evento. À época, o presidente venezuelano rebateu dizendo que participaria da atividade a qualquer custo.

Porém, a tensão entre os dois governos já não é tão intensa, porque muita coisa mudou de lá pra cá no Peru, entre elas o presidente Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou ao cargo.