China faz declarações explicando a decisão de abertura comercial

As contínuas medidas de abertura da China não têm nada a ver com a atual tensão comercial com os Estados Unidos, disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng, nessa quinta-feira (12). Além disso, o presidente do gigante asiático também reiterou que o projeto do Cinturão e Rota não é para criar desavenças com outros países, e sim para promover a integração regional 

Xi Jinping - Foto: Diário do Povo/China

As principais decisões estratégicas são tomadas com base em uma estimativa precisa do atual nível de desenvolvimento do país, a fim de elevar a abertura na nova época para um nível mais alto, assinalou Gao. Ele notou que a China e os Estados Unidos ainda não tiveram negociações sobre as fricções comerciais. "Há princípios a serem seguidos para as negociações. O lado norte-americano ainda não demonstrou nenhuma sinceridade para negociar", disse Gao.

Quanto a iniciativa do Cinturão e Rota, o presidente chinês, Xi Jinping, disse na quarta-feira (11) que não se trata de uma intriga da China, conforme as acusações de alguns estrangeiros, mas sim visa benefícios para mais países e pessoas. 

"A Iniciativa não é o Plano Marshall após a Segunda Guerra Mundial, nem uma intriga da China. É, na verdade, um plano sob a luz do sol", afirmou Xi durante o encontro com os atuais e os novos integrantes do Conselho da Diretores do Fórum Boao para a Ásia (FBA), que se reuniram na cidade pela conferência anual do FBA. "O que nós defendemos é buscar um crescimento compartilhado através de discussão e colaboração", completou.

A iniciativa tem como objetivo conseguir uma conectividade entre políticas, infraestrutura, comércio, financiamento e pessoas, construir uma nova plataforma para a cooperação internacional e criar novos motores de desenvolvimento compartilhado para beneficiar mais países e pessoas, segundo Xi.