Neste sábado, atos marcam um mês da morte de Marielle Franco

Neste sábado (14) completam 30 dias da morte da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes. Para lembrar a data e manter viva a luta de Marielle e exigir, mais uma vez, que a justiça seja feita atos serão realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Até agora, nenhum resposta foi dada para o crime.

Marielle Franco - REPRODUÇÃO/GABINETE MARIELLE

Um mês após a morte de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, uma série de eventos serão realizados para pedir justiça e lembrar a luta da vereadora.

No Rio de Janeiro, está programada uma ocupação nos Arcos da Lapa, seguida da "Marcha e Tambores" em direção ao Estácio, local onde Marielle e Anderson foram assassinados. A mobilização deverá começar às 17h.

Já em São Paulo, um evento batizado de "1 mês do luto à luta – Ato por Justiça a Marielle", acontecerá no vão livre do MASP (Museu de Artes de São Paulo), às 16 horas.

O ato de São Paulo é organizado pela comunidade virtual "Contra o Genocídio Negro" que promove desde 31 de março a campanha #30DiasPorMarielle, encabeçada por organizações e coletivos do movimento negro, entidades mistas e pessoas independentes de São Paulo.

Katiara Oliveira, membro do coletivo Kilombagem, afirmou que "essa campanha serve para pautar um genocídio no qual as mortes são da população pobre e de maioria preta. Denunciamos um Estado que se faz ausente nas políticas públicas e presente na hora da segurança pública, exprimindo uma justiça seletiva, dentro da lógica militarizada", considerou em entrevista ao Brasil de Fato.

Homenagem

Nesta quinta-feira (12), Marielle Franco foi homenageada com a Medalha Tiradentes – uma honraria concedida pelo Governo e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. A ideia foi encabeçada pelo deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ).

Em seu Facebook ele fez uma publicação chamando à todos e todas para o ato deste sábado.

"A Marielle vai estar presente no sábado (14), ao amanhecer, em muitas praças. Nós vamos enfeitar as praças em sua memória e da do Anderson. A cidade vai amanhecer, no dia em que sua morte completa um mês, tendo a memória afetiva de que ela não será esquecida. E ás 17h, vamos fazer uma caminhada dos Arcos da Lapa até o lugar da sua morte, no Estácio. Gostaria de agradecer o voto de cada deputado e deputada, e também ao voto contrário, porque é sinal de tudo aquilo que a Mari representa no mundo inteiro: nós vamos vencer a barbárie. Nós não pedimos vingança. Nós pedimos justiça".

Para confirmar presença no evento do Rio de Janeiro clique aqui ou para São Paulo por este link.