30 anos de resistência, Unegro define agenda de luta em 2018

No ano de 2018 a União de Negros pela Igualdade completa 30 anos de sua fundação. Em reunião da direção executiva nacional realizada neste domingo (15) , em São Paulo, a entidade reafirmou a luta contra o racismo nas diversas formas em que se apresentar no Brasil.

Reunião da exectutiva nacional da Unegro em São Paulo calendário 2018 - Unegro

Estiveram reunidos na capital paulista representantes de 5 estados brasileiros que aprovaram agenda “contra os desmandos do Estado de exceção” e desafios a serem enfrentados pelo movimento negro.

Congresso do Povo

De acordo com resolução aprovada no encontro, a Unegro convoca as direções estaduais a se incorporarem à preparação e mobilização para o Congresso do Povo organizado pela Frente Brasil Popular (FBP).

A nota da entidade afirma que o Congresso, previsto para meados de julho, será um “importante instrumento para ampliação do diálogo e participação popular no processo de luta pelo resgate da democracia, na denúncia dos arbítrios da Justiça seletiva e resistência ataques dos golpistas aos direitos do povo”.

Em sintonia com o calendário de resistência contra a retirada de direitos, a Unegro convocou representantes de todos os estados do país para a Plenária Nacional da entidade e I Encontro Nacional de Juventude que acontecerão também em julho, no Maranhão.

Fórum Social Mundial

Durante a reunião em São Paulo, a Unegro também avaliou como positiva a participação no Fórum Social Mundial. A entidade participou ativamente das reuniões preparatórias do Fórum realizado em Salvador assim como dos atos de rua e ações das mulheres negras.

No ato internacional pela democracia, a Unegro esteve presente e denunciou a execução da vereadora Marielle Franco. Para a entidade foi um “crime político e expressão da violência sistêmica que acomete a população negra”.

Ainda no evento, a Unegro se solidarizou com o ex-presidente Lula, vítima na opinião da entidade de “perseguição política orquestrada por uma justiça seletiva e subserviente aos projetos geopolíticos do imperialismo”. Lula é mantido preso político desde o dia 7 de abril na sede da Polícia Federal em Curitiba.

30 anos de resistência negra

A reunião aprovou um calendário de comemorações em 2018 pelos 30 anos de fundação da Unegro. Haverá o lançamento de dois livros sobre a trajetória da entidade, sessão solene na Câmara Federal e a realização em nível nacional da VII edição do Troféu Clementina de Jesus que homenageia personalidades negras que contribuíram para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.