Insegurança ronda acampamento Lula Livre. Sem Terras foram agredidos 

Participantes do acampamento Lula Livre em Curitiba foram brutalmente agredidos na noite desta terça-feira (17). Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra foram atacados em um trecho da Avenida Paraná, no caminho entre a Polícia Federal e entre o terreno onde estão montadas as barracas do acampamento.

Segurança não foi garantida a acampados que transferiram parte do acampamento Lula Livre em Curitiba - Ednubia Ghisi

Presidente estadual do PT no Paraná, Dr. Rosinha contou que as vítimas voltavam das atividades que estavam sendo realizadas a uma quadra da PF, quando foram surpreendidas por um grupo de pessoas, aproximadamente às 19h30. Os integrantes do MST foram agredidos com barras de ferro e pedaços de madeira. Foram atendidos por uma ambulância contratada pelo evento, que estava no local.

Não foi possível identificar a quantidade de agressores, que se identificaram como torcedores do Coritiba Foot Ball Club, da Império Alviverde. O time disputaria uma partida contra o Atlético Goianiense na terça-feira à noite.

O comando da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública foi acionado. Apenas às 22h duas equipes da Rotam, unidade especial da polícia militar, chegaram ao local para garantia da segurança. O presidente estadual do PT conta que no acordo realizado nesta segunda-feira (16) entre os organizadores do acampamento e órgãos estaduais e municipais, além da transferência do local do acampamento, estava previsto a segurança dos acampados. Uma viatura deveria estar à disposição dos participantes da mobilização, mas nenhum efetivo policial ficou na área durante toda a terça-feira."Nós cumprimos o acordo com o governo do estado, mas o governo não está cumprindo o acordo conosco, que é de garantir a segurança no local", destaca.

Por causa do acordo, a estrutura de barracas para pernoite e de cozinhas comunitárias saiu da quadra próxima à polícia federal, e foi deslocada para um terreno na esquina da rua Joaquim Nabuco com a rua São João. As atividades culturais e atos políticos permaneceram sendo realizados a cem metros da PF, na rua Guilherme Matter com a rua José Antonio Leprevost.

Em nota, a organização do acampamento Lula Livre destacou que "exige dos órgãos de segurança pública uma resposta ao não cumprimento do acordo estabelecido em reunião", e "pede que as medidas cabíveis sejam tomadas e que a segurança seja efetiva nos locais onde permanecem os acampados".