Díaz-Canel é indicado formalmente como candidato à Presidência de Cuba

O atual primeiro-vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi anunciado nesta quarta-feira (18) pela Assembleia Nacional do Poder Popular (Congresso) como candidato único para ser o sucessor do atual presidente Raúl Castro. No início da sessão, presidida por Raúl, tomaram posse os deputados eleitos em 11 de março.

Miguel Díaz-Canel - Divulgação

Cuba possui um sistema parlamentar, em que a escolha do chefe de Estado é feita através de uma votação entre os deputados.

Os parlamentares, organizados na Assembleia Nacional do Poder Popular, também elegeram os 31 membros do Conselho de Estado de Cuba e o presidente e vice-presidente desta instituição – a presidência do Conselho de Estado representa em Cuba a chefia de governo e é a autoridade máxima do país. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (19).

Entenda como são realizadas as eleições cubanas

As eleições gerais em Cuba são realizadas em três etapas: a primeira foi em 26 de novembro de 2017, quando os delegados dos núcleos de base foram eleitos. Estes delegados, além de serem representantes de seus bairros, convertem-se automaticamente em vereadores da Assembleia Municipal.

Na segunda etapa, uma parte dos delegados de base eleitos é nomeada candidata a vaga de deputado da Assembleia Nacional. A outra parte dos candidatos para o parlamento é indicada pela Comissão de Candidatura, formada pelas organizações de massa do país, entre elas a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC).

O processo eleitoral realizado no 11 de março elegeu 604 deputados, dos quais 47% são delegados de base e 53% são provenientes das organizações de massa. Nessa eleição também são escolhidos 1.200 delegados (deputados estaduais) das 15 Assembleias Provinciais (estados). Nesse processo, a participação eleitoral foi de 85% da população apta a votar.

Na terceira etapa, os parlamentares escolhem, através de uma votação secreta, quem entre eles será eleito presidente do Conselho de Estado, vice-presidente e quem comporá o secretariado. Na cédula de votação constam alguns nomes de candidatos para os cargos mais altos do Estado pré-selecionados pelos próprios deputados.

Composição da Assembleia Nacional

A chamada “geração histórica”, que triunfou junto com a Revolução Cubana, retirou-se quase por completo dessa eleição geral. A renovação ficou evidente nesse novo parlamento, já que 89% dos deputados nasceram depois de 1959. Além disso, 40,6% dos parlamentares possuem menos de 50 anos e 13% são jovens de menos de 35 anos.

A sucessão histórica acontece nesta quinta-feira (19), data que corresponde ao 57º aniversário da vitória cubana na Baía dos Porcos, quando foram derrotadas as tropas anticastristas arregimentadas e armadas pelos Estados Unidos que tentaram invadir a ilha e derrubar o governo revolucionário. Cuba a considera "a primeira derrota do imperialismo na América Latina" em 1961.