Educadores aprovam suspensão de greve em Minas Gerais

Em assembleia estadual realizada na tarde desta quarta-feira (18), no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), educadores aprovaram a suspensão da paralisação, com manutenção do estado de greve, e retorno às atividades na próxima segunda-feira, dia 23 de abril. A decisão está vinculada à votação da PEC que garante o Piso Nacional constitucionalmente na ALMG.

professores

O calendário de reposição dos dias parados estaria também condicionado à promulgação da lei, que elimina a necessidade de apresentação de projeto específico anualmente. Nas datas de votação da PEC em primeiro e segundo turnos, professores vão paralisar novamente as atividades e estará nas galerias do Plenário da Assembleia Legislativa.

Eles também aprovaram continuar mobilizados para pressionar o governo do Estado a pagar o retroativo do salário de 2016, seguirão cobrando retroativos e passivos. No calendário de trabalhadoras e trabalhadores consta ainda a participação, no próximo sábado, 21 de abril, nas festividades de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, onde se vão se unir aos movimentos sindical, sociais, populares, estudantis e políticos nas lutas do movimento Lula Livre, contra o golpe e em defesa da democracia e apresentação suas pautas.

Para a coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG), Beatriz Cerqueira, educadoras e educadores saíram unidos e vitoriosos da greve, que começou no dia 8 de março.