Plenária de Jandira no Rio destaca papel na defesa da democracia

Com a presença maciça de sindicalistas, intelectuais e juventude, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) realizou na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na quinta-feira (19), uma plenária de prestação de contas de seu mandato e a organização das manifestações pela liberdade de Lula. O evento contou ainda com uma homenagem à Dona Ivone Lara através dos músicos Pipa Vieira, Yasmin Alves e Peterson Vieira.

Plenaria Jandira - Pedro Rocha e Francisco Ramos

A parlamentar, que integra as comissões externas que acompanham as investigações sobre o caso Marielle e a prisão de Lula, destacou a necessidade de defesa da democracia: “Vivemos sob um estado de exceção com um governo golpista que tem a marca do fascismo, do racismo e da intolerância das elites. Por isso se torna imprescindível a unidade das forças progressistas e populares com formação de uma frente ampla capaz de derrotar o atraso e defender o mundo do trabalho e a soberania nacional. E isso tudo passa pela defesa da liberdade de Lula, para poder disputar as eleições de outubro”, destacou a parlamentar comunista.

Em sua fala, Jandira também destacou 38 realizações legislativas, como projetos de lei e emendas apresentadas na Câmara dos Deputados nas últimas décadas, explicou leis aprovadas e relatadas, como a Lei Maria da Penha, e esmiuçou as emendas parlamentares destinadas ao Rio de Janeiro.

Representante a direção nacional do PCdoB, o vice-presidente Walter Sorrentino, disse que o mandato da Jandira é fundamental para a defesa da democracia. “A trajetória política da Jandira é marcada pela luta incansável dos direitos do povo trabalhador e na defesa dos governos populares de Dilma e Lula. O partido tem o maior orgulho de poder contar com esta parlamentar entre seu corpo dirigente”. O dirigente teve coro do presidente estadual, João Batista Lemos: “Hoje, defender a permanência de Jandira no Parlamento é tão ingressar no esforço de defender as bandeiras do socialismo e de combate ao golpe”, destacou.

O vereador de Niterói (PCdoB) e pré-candidato ao Governo do Rio, Leonardo Giordano, disse que o Rio vive momento cruel com a juventude e o povo mais pobre: “A gente precisa tirar Pezão urgentemente do posto em que está. E é nas eleições que isso será feito, de forma democrática. Seu desgoverno é uma arma contra a juventude periférica, minorias e trabalhadores”, disse.

Para Lindbergh Farias, senador do PT no Rio, “Jandira é uma guerreira pela democracia. Sua presença na Câmara dos Deputados é fundamental para toda a esquerda fluminense. Sua mobilização por Lula é gigante e vamos tê-lo na urna, sim! Lula livre!”, discursou.

A recém-filiada ao Partido Comunista do Brasil, MC Carol, estava muito feliz pela escolha: “Sou negra, favelada e isso incomoda muita gente. E entro na política, sim, para defender vidas negras e a juventude da periferia. Jandira me ajudou muito depois que sofri uma tentativa de homicídio e sua luta hoje também é minha luta”, disse, sendo aplaudida de pé pela plateia da ABI.

Também estiveram presentes o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT-RJ), o sociólogo Luiz Eduardo Soares, o sociólogo Jeferson Moura, o ex-presidente do PSB, Roberto Amaral, a presidente da ADUFRJ Maria Lúcia Teixeira, a professora da UFRJ, Laura Conceição Tavares, o presidente municipal do PCdoB no Rio, Carlos Lima, a midiativista Dríade Aguiar, o fundador da Agência de Notícias das Favelas, André Fernandes, e representante da UBM e Unegro, Nanci Rodrigues.