Maia defende diálogo após juíza negar diligência de deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta terça-feira (24) o diálogo entre Legislativo e Judiciário para resolver impasse entre um grupo de deputados e a juíza federal Carolina Lebbos. Na segunda-feira (23), como responsável pela execução penal em Curitiba, a juíza negou autorização para diligência da comissão externa da Câmara criada para verificar as condições em que se encontra preso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Maia - Cleia Viana/Agência Câmara

Rodrigo Maia afirmou que é importante manter a harmonia entre os Poderes e disse que declarações mais duras de parlamentares contrários à decisão da magistrada só contribuem para um maior conflito entre as instituições. “Vamos construir uma solução para esse problema, para manter a independência e a harmonia, para respeitar as prerrogativas parlamentares e as prerrogativas da juíza”, disse.

O líder do PT e coordenador da comissão externa, deputado Paulo Pimenta (RS), afirmou que a decisão de Carolina Lebbos é uma interferência indevida e que a Câmara deveria “tomar as devidas providências” em relação ao caso. Pimenta chegou a sugerir que o Parlamento poderia ir ao Supremo contra as arbitrariedades.