Alckmin coloca empresários para pressionar Josué a rever posição

Geraldo Alckmin (PSDB) fechou com os partidos do chamado centrão, mas ainda bate cabeça para definir o seu vice. O desespero é tanto, que lideranças empresariais foram escaladas para pressionar Josué Gomes a reavaliar a sua decisão de declinar o convite para o posto de candidato a vice na chapa do tucano.

geraldo alckmin arquivo google

Josué, que é filho do falecido José de Alencar, que foi vice-presidente no governo Lula, sinalizou que atenderia o pedido da família e dito ao ex-governador paulista que não disputaria a eleição deste ano.

Segundo fontes citadas pelo colunista do G1 Valdo Cruz, nos últimos dias, Josué Gomes sido procurado por seus amigos do empresariado com apelos para que ele aceite o convite feito para que seja o candidato a vice representando os partidos do "centrão" (DEM, PR, PP, PRB e Solidariedade).

Como a campanha do tucano não decola, os aliados de Alckmin acreditam que um vice ligado ao empresariado pode turbinar a sua campanha, que tem apenas entre 4% e 6% das intenções de votos nas pesquisas.

"Alckmin tem feito até apelos pessoais, dizendo que pode conversar com a mãe do empresário, dona Mariza Gomes da Silva, para convencê-la a aceitar que o filho participe da campanha. Recentemente, ela disse que, "se Deus quiser, o Josué não será candidato". A mulher do empresário, Cristina, também não gostaria que ele participasse da eleição", contou o colunista.

A expectativa é de que Josué deva dar uma resposta oficial pelo menos até esta quinta-feira (26), quando os partidos do bloco pretendem anunciar oficialmente a aliança com Geraldo Alckmin.

Nesta quarta (25), Josué publicou um artigo na Folha de S. Paulo dizendo que saúda o acordo do bloco em apoio a Alckmin, mas sinaliza que vai ficar fora da chapa.

Diante do impasse, aliados do tucano tentam criar uma alternativa em torno de nomes como do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), da senadora Ana Amélia (PP-RS), ambos em pré-campanha para o senado, e do ex-ministro Aldo Rebelo (SD-SP), pré-candidato à presidência. Mas nenhuma das opções tem consenso, o que reforça as investidas no empresário Josué.

Para tentar resolver o assunto antes do anúncio oficial, Alckmin cancelou agenda que teria nesta terça em Caxias do Sul (RS) e ficou em São Paulo. Nesta quarta, o ex-governador paulista passará o dia em Brasília em conversas com aliados.