Beth Carvalho cantou a alegria e a dor do povo, afirma Jandira

Com mais de 50 anos de carreira, Beth Carvalho foi um dos maiores nomes da história da música brasileira. Amiga de muitas lutas, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lembrou em sua conta no Facebook que Beth era uma mulher “que falava o que pensava, com olhar generoso e afetuoso”.

Jandira Feghali Beth Carvalho

Intérprete de clássicos do samba, como “Andanças” e “Coisinha do Pai”, a cantora e compositora Beth Carvalho morreu nesta terça-feira (30) aos 72 anos. Ela estava internada no Hospital Pró-Cardíaco desde o dia 8 de janeiro.

Em relato emocionante, Jandira conta que em um dos encontros com a Madrinha do Samba (2016), Beth e ela estavam reunidas com um grupo de jovens debatendo o rumo da crise que afastou Dilma Rousseff da presidência da República. A cantora não se afastou do campo popular e dos defensores da democracia naquele momento.

“Cantora da dor e da alegria do povo pobre de nosso país que via em seu samba uma poesia para encher o espírito. Trabalhista, Beth sempre teve lado quando o assunto era política. Entendia bem o coração de nossa gente. Mesmo doente, cantava”, acrescentou a deputada.


Foto: Bruno Bou

Madrinha do samba e dos trabalhadores

A deputada comunista lamentou a partida de Beth Carvalho. “Que tristeza sua ida, Beth. Realmente a gente nunca fica preparada. E na véspera do Dia do Trabalhador, daqueles que sempre guardarão suas letras no coração. Meu orgulho ter te conhecido, ter estado com você, ter tido homenagens suas na minha caminhada política. Descanse, querida!”