Forças Armadas da Venezuela se pronunciam contra o golpe

Ministro da Defesa defende Instituições democráticas.

y

Maduro com o ministro venezuelano da Defesa, Vladimir Padrino López

As Forças Armadas da Venezuela (FAV) confirmaram a sua lealdade ao presidente Nicolás Maduro, eleito democraticamente, durante um ato no Forte de Tiúna, a principal base militar de Caracas, em que participaram 4.500 oficiais.

"Viemos ratificar a nossa lealdade às instituições democráticas, ao povo da Venezuela, ao comandante e chefe supremo das Forças Armadas, como o único presidente Nicolás Maduro", disse o general e atualmente ministro venezuelano da Defesa, Vladimir Padrino López.

Por seu lado, o Presidente Nicolás Maduro fez um discurso perante os militares em que reafirmou a importância da posição das FAV para a paz no país e pediu "uma conduta séria e legal para deixar que o tempo faça prodígios". "Estas Forças Armadas têm que, perante o mundo, dar uma lição histórica, neste momento, de que na Venezuela há umas Forças Armadas consequentes, leais, coesas, unida como nunca antes, derrotando intentonas golpistas de traidores que se vendem aos dólares de Washington", disse o presidente.

Maduro convocou os venezuelanos para uma jornada nacional de diálogo centrada em mudar a revolução bolivariana. A jornada está marcada para sábado e domingo.