Sem categoria

O Saci, 1º filme infantil do Brasil, tem a marca dos comunistas. Veja!

Você sabia que o longa-metragem O Saci (1951), de Rodolfo Nanni, foi o primeiro filme infantil a ser rodado no Brasil? Esta não é, porém, a única curiosidade da produção. Segundo o historiador Fernando Garcia, há diversos nomes em torno desse projeto que tiveram ligação com o Partido Comunista do Brasil. A começar pelo escritor Monteiro Lobato, autor do livro que deu origem ao filme.

Por André Cintra

O Saci

“Quando Monteiro Lobato morreu, em 1948, era formalmente membro do Partido Comunista”, afirma Fernando, que é coordenador do Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação Maurício Grabois. “Ele havia sido, inclusive, pré-candidato a deputado federal em 1945, mas se retirou do pleito por motivo de saúde. Numa carta, justifica a decisão de forma disciplinada”.

Por trás da versão cinematográfica de O Saci está também o contexto do pós-Segunda Mundial, marcado por campanhas pacifistas em todo o Planeta. De acordo com Fernando Garcia, “o momento político tinha como pauta a luta pela paz e contra as guerras – particularmente a que ocorria na Coreia. A bomba atômica era uma ameaça constante. Contra isso se disseminava o Apelo de Estocolmo, que no Brasil obteve mais de 4 milhões de assinaturas”.

Saci, o filme, começou a sair do papel em 1950, com o envolvimento de membros filiados ou próximos ao Partido Comunista. “A luta pela paz tinha muitas facetas, e os cineastas usaram de suas armas. Comunistas e simpatizantes planejaram o roteiro e a filmagem da história do Saci”, diz Fernando. Tinham vínculos com o Partido, direto ou indireto, o diretor Rodolfo Nanni, os assistentes de direção Nelson Pereira dos Santos e Alex Viany, além dos responsáveis pela música, Cláudio Santoro, e pela fotografia, Ruy Santos.

A marca dos comunistas está presente não apenas no fazer do filme – mas também na mensagem. É o caso de uma passagem em que Dona Benta (Maria Rosa Moreira Ribeiro) se dirige aos netos – e também à boneca Emília (Olga Maria) para dar um ensinamento pacifista: “Todos deviam viver como vivemos aqui. Sem prejudicar os outros, sem pensar em guerras. Cuidando apenas de estudar e trabalhar para construir um mundo de paz e alegria para todos.”

Assista abaixo, na íntegra, ao filme O Saci