O portal Vermelho cobrirá a Festa do Avante 2019 direto de Portugal

Maior encontro cultural e político dos comunistas europeus começa nesta sexta-feira (6), em Portugal, terá participação de caravana brasileira e cobertura especial do portal Vermelho.

Festa do Avante

Quando os movimentos populares e culturais da esquerda portuguesa decidiram criar uma festa de celebração de seus valores e utopias, a Revolução dos Cravos ainda urgia à flor da pele desse país que, apesar de sua história de navegações e descobertas de novos mundos, em pleno século XX viu o seu território sequestrado por muitas décadas de ditadura salazarista. O ano era 1976 e o espírito daquela revolução que um ano antes derrubou Salazar, eternizada pela revolta das flores vencendo o fascismo dos fuzis, transformou-se em um festival.

Nascia a Festa do Avante, cuja edição de 2019 começa nesta sexta-feira (6), em Seixal, ao sul de Lisboa, e que transformou-se ao longo dos anos no maior evento político cultural dos comunistas de toda a Europa. Durante três dias, povos desse, mas também de outros continentes se encontrarão para mostrar seu espírito de resistência diante do neoliberalismo e do autoritarismo crescente no cenário mundial, assim como vivenciar, por meio da arte, da cultura e da solidariedade, uma outra realidade possível.

O porta Vermelho fará a cobertura da Festa do Avante de 2019, acompanhando a caravana brasileira e a participação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no evento. Ao longo desses quarenta e três anos, o Brasil sempre aparece com destaque na festa, seja pela participação de grandes artistas do país ou pelo espaço de construção política junto ao Partido Comunista Português (PCP).

Segundo o vice-presidente e secretário de relações internacionais do PCdoB, Walter Sorrentino, haverá pelo menos três momentos com a participação central dos brasileiros: o ato de solidariedade aos povos da América Latina, na sexta-feira, o debate sobre o período de resistência no continente, no sábado, e o ato específico de solidariedade ao povo brasileiro, diante da atual conjuntura, no domingo.

“Os camaradas brasileiros irão a este prestigioso evento com a expectativa de aprender com a construção desta atividade”, afirma Sorrentino. “Os camaradas estarão também difundindo as nossas atividades com a divulgação de livros, periódicos, revistas e outros materiais”, completa. A caravana brasileira levará camisetas, bottons e um pequeno jornal que recorrem à solidariedade internacional contra as medidas violentas do governo Bolsonaro, a favor da liberdade de Lula, da investigação da morte de Marielle Franco, em defesa do meio ambiente e contra as reformas que tiram direitos do povo brasileiro.

Saiba mais sobre a Festa do Avante 2019 na página do evento: https://www.festadoavante.pcp.pt/2019/