Sem categoria

Deu no L’Humanité: “Camarada” Mazé Leite e seus alunos expõem em Paris

O jornal L'Humanité, órgão oficial do Partido Comunista Francês (PCF), destacou nesta quarta-feira (2) a exposição Brasil em Transe, que entrará em cartaz na sexta-feira (4), na tradicional Galerie Art et Société, em Paris. A mostra de pinturas a óleo reúne 12 artistas brasileiros, sob curadoria de Mazé Leite, militante do PCdoB.

Mazé Leite

“O Ateliê Contraponto de Arte Figurativa, de nossa camarada do PCdoB, a artista plástica Mazé Leite, apresentará uma exposição de pinturas a óleo nas dependências da Galeria Art & Société e sede do PCF no distrito mais central de Paris, no bairro do Marais. Todos serão bem-vindos à inauguração”, registra o L'Humanité, acrescentando que a mostra se estenderá até 20 de outubro.

O texto do jornal dá conta da diversidade dos trabalhos que, pintados em São Paulo, serão agora expostos na capital francesa. “Esta exposição é composta por 11 telas da artista (Mazé) e mais 22 obras de seus alunos, que também estarão presentes no vernissage. O tema da exposição expressa a visão pessoal de cada um dos artistas sobre o Brasil atual, um país em transe caótico”.


Mazé Leite (sentada, de óculos), ao lado dos alunos do Ateliê Contraponto que vão expor em Paris

Segundo o L'Humanité, “as 33 obras mostram grande riqueza na variedade de abordagens desses artistas, com temas que evocam vários aspectos da cultura brasileira ou temas de natureza mais política, como a liberdade do presidente Lula. A inauguração da exposição será um momento de comemoração, mas também denúncia da política predatória de Bolsonaro, que despreza os direitos humanos, o meio ambiente e a floresta amazônica, entre outros horrores.”