Jandira Feghali reage a ataque racista e mortes na Bolívia

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, a Líder da Minoria na Casa, Jandira Feghali reagiu contra a ação intolerante do deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) que destruiu um painel na exposição da Câmara que retratava a violência contra o povo negro na semana da Consciência Negra. Segurando uma bandeira wiphala, símbolo de resistência indígena boliviana, a parlamentar se solidarizou ainda, com o povo latino americano que vive momentos de levante popular.

JandiraJandira

Em sua fala na noite desta terça-feira (19), a parlamentar destacou "que toda e qualquer manifestação de racismo merece registro" e lembrou que o Brasil tem lei e que racismo é crime inafiançável. "E todos os deputados que aqui sustentarem posições racistas estão sujeitos à Constituição e a Lei", registrou Jandira.

"Pode não parecer, mas esse país tem Constituição que foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e existiu uma mulher negra que ajudou a elaborar essa Constituição, chama-se Benedita da Silva que merece nosso respeito", saudou a parlamentar, arrancando aplausos do Plenário. 

Para a deputada Jandira, é preciso chamar atenção e não deixar impune atitudes intolerântes dentro de uma Casa Legislativa. Segundo ela, irá entrar com todas as ações cabíveis contra esses crimes. 

"Nós já vivenciamos aqui centenas de exposição na Câmara dos Deputados, mas nós nunca tivemos uma atitude de destruição".

Para ela, a atitude do deputado do PSL constitui em três crimes, a primeira de racismo, a segunda por depredação do patrimônio público e a terceira por quebra de decoro, citou e "contra esses crimes já estamos solicitando providências", referendou Jandira.

A parlamentar esclareceu que o conteúdo da placa exposta deixava claro que se tratava de uma denúncia contra a violência polícial que acomete a população negra brasileira. E citou como exemplo o Estado do Rio de Janeiro que nos últimos tempos coleciona seis mortes de crianças por balas perdidas e várias delas pela arma da polícia. Não se pode negar que isso é real, é uma denúncia que está em toda imprensa brasileira e mundial", ressaltou Jandira.

Para ela, o deputado "não tolerou, não suportou" a realidade e isso é o problema do Brasil".

Solidariedade latina americana

Jandira levantou a bandeira símbolo de resistência indígena na Bolívia para se solidarizara com os levantes populares que estão ocorrendo na América do Sul, citando além da Bolívia, o Chile, Equador, Uruguai, Colômbia e Venezuela. 

"O nosso continente está ameaçado. Está hoje uma convulsão, está vivendo uma rebelião e nós precisamos nos levantar no Brasil, em solidariedade ao povo latino americano. A embaixada da Venezuela foi invadida na última quarta-feira e o Itamaraty estava lá sustentando invasores. (…)

"Nós precisamos nos levantar contra ares de violência. Nossa total solidariedade ao povo negro e latino americano. Aqui no Brasil nós temos a maioria negra, relembrou Jandira, falando dos vários riscos em que o povo brasileiro está vivendo com o governo Bolsonaro.

"Estamos vivendo riscos grandes, milicias digitais se levantam contra os ministros do Supremo Tribunal Federal"."Está na hora de nos unirmos!", conclamou a parlamentar.

Confira a integra do seu discurso a seguir: