PCdoB realiza convenção que oficializará candidatura de Manuela

Com 36 anos, a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila deve ser confirmada como a candidata do PCdoB à Presidência da República em convenção nacional que acontece nesta quarta-feira (1º de agosto), em Brasília, capital federal.

Manuela aclamada pela militância - Richard Silva

Ela será a primeira primeira candidata própria do Partido Comunista do Brasil desde a redemocratização do país, em 1985.

Com uma trajetória marcada pela militância estudantil, Manuela se destaca entre os presidenciáveis por seu discurso contundente por um projeto nacional de desenvolvimento para o país, que gere emprego, renda e fortaleça a indústria. Desde o anúncio da sua pré-candidatura, em novembro de 2017,Manuela percorreu o país debatendo e apresentando propostas de saída para o Brasil, denunciando o golpe e reafirmando a sua defesa à democracia.

"O papel da minha candidatura é a defesa do Brasil e da ideia de que o Brasil não precisa punir cotidianamente o seu povo. Não precisamos ser eternamente um dos países mais desiguais do mundo. As saídas não são aquelas que colocam pessoas como números em planilhas, administrando quem vai viver e quem vai morrer, qual criança que merece viver, como minha filha, que está me acompanhando. Eu acredito, e minha candidatura está à serviço disso, que o Brasil precisa ter um projeto para se desenvolver, que una o povo", defende Manuela.

Mulher e jovem, Manuela é uma candidata que carrega um carisma pessoal e uma experiência inovadora no cenário político nacional. Com um discurso ideológico coerente e uma forte presença nas lutas populares, a presidenciável é elogiada por diversas lideranças, inclusive adversários da disputal eleitoral.

Conheça um pouco da trajetória de Manuela:

1981 – Manuela D’Ávila nasce em Porto Alegre no dia 18 de agosto, filha da juíza Ana Lúcia e do engenheiro Alfredo D’Ávila. Manuela tem quatro irmãos: Luciana (advogada), Carolina (publicitária), Mariana (atriz) e Fernando (historiador).

1995 – Devido às constantes transferências de comarca da mãe, a família morou até este ano em Estância Velha, São Lourenço do Sul, Pedro Osório e Rio Grande, quando voltam para a capital e Manuela ingressa no Colégio Pastor Dohms.

1999 – Passou no vestibular para Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e para Jornalismo na PUC. Inicia a militância estudantil e filia-se à União da Juventude Socialista (UJS).

2001 –
Filia-se ao PCdoB. De 2001 a 2003 integrou a direção nacional da UJS e a vice-presidência Sul da União Nacional dos Estudantes (UNE)

2003 –
É eleita vice-presidente da UNE. Encerra o curso e se diploma jornalista.



2004 –
É eleita a vereadora mais jovem de Porto Alegre com 9.498 votos, ou 1,19% dos votos válidos. Como vereadora, apresentou o projeto de lei 9.989/06, sobre meiaentrada para estudantes, pauta defendida em campanha e plataforma da União Nacional dos Estudantes. A lei assegura aos estudantes matriculados em alguns estabelecimentos de ensino regular e aos jovens com até quinze anos o direito ao pagamento de meiaentrada em atividades culturais, esportivas e em cinemas.

2006 – É eleita deputada federal com 271.939 votos, sendo a candidata a deputada mais votada do estado nas eleições daquele ano. Um de seus projetos como deputada foi um substitutivo, que regulamentou estágios em ensino superior e técnico. 

2008 – Disputa a Prefeitura de Porto Alegre e fica na terceira colocação. Manuela obteve 121 232 votos, ou 15,35% dos votos válidos.

2010 – Reeleita deputada federal com 482 590 votos, ou 8,06% dos votos válidos. Esta foi a maior votação no Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil.

2011 – Presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e foi coordenadora da bancada gaúcha. Na Câmara Federal, Manuela foi autora da Lei do Estágio e relatora do ValeCultura e do Estatuto da Juventude, legislação que garante direitos e deveres aos jovens Brasileiros. No estatuto, foram incluídos assuntos considerados polêmicos, como a igualdade na orientação sexual. O estatuto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 5 de outubro de 2011, e no Senado Federal em 15 de fevereiro e 2012.

2012 – Disputa a Prefeitura de Porto Alegre e fica em segundo lugar. Recebeu 141.073 votos (17,76% dos votos válidos). Neste ano, casase com o músico gaúcho Duca Leindecker

2013 – Lidera a bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados, quando também é eleita presidenta estadual do PcdoBRS. Neste ano, foi indicada, pelo quinto ano consecutivo, ao Prêmio Congresso em Foco. Pelo segundo ano, foi destaque na categoria “parlamentar de futuro”, formada pelos parlamentares com menos de 45 anos que melhor representam a população no Congresso. Foi apontada como uma das cem parlamentares mais influentes do congresso, também conhecidos como “cabeças do congresso”, pelo DIAP e figurou entre os trinta mais influentes pela revista Veja e cem brasileiros mais influentes pela revista Época em 2011.

2014 – Eleita deputada estadual com 222 436 votos (3,64% dos votos válidos). Como deputada estadual, apresentou projetos importantes, defendendo o direito das mulheres, LGBTs, trabalhadores e primeira infância. Manuela também foi proponente de diversas audiências públicas para debate de problemas e soluções com a população. Manuela é mestranda em Políticas Públicas pela UFRGS e na Assembleia Legislativa, é Procuradora da Mulher. 

2015 – Em 27 de agosto nasce Laura, sua primeira filha.



2016 –
Anuncia que não será candidata à Prefeitura de Porto Alegre, para cuidar de sua filha Laura com cinco meses, embora fosse a favorita nas pesquisas com o dobro de intenções da segunda colocada Luciana Genro (Psol).

2017 – Indicada pelo PCdoB pré-candidata à Presidência da República, em 18 de novembro é aclamada durante o 14o. Congresso Nacional do PCdoB, em Brasília.

9 de dezembro de 2017 Marabá – Ato na Câmara de Vereadores em homenagem a Paulo Fonteles Filho, falecido em 26/10/2017- Manuela faz uma visita ao acampamento Hugo Chaves do MST em Marabá – Pará, terra da Guerrilha do Araguaia de onde os latifundiários querem a desapropriação de 300 famílias, sendo mais de 150 crianças.

2018

22 e 23 de janeiro – Manuela participa em Porto Alegre de ato de juristas e intelectuais em Defesa da Democracia e ao movimento de Mulheres pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato.

6 e 7 de abril –
São Bernardo do Campo, Manuela na linha de frente do ato de solidariedade a Lula após o ex-presidente ter sua prisão ilegal decretada.

Maio em diante – Como pré-candidata, Manuela intensifica as viagens pelo país participando de atos, debates, sabatinas de Norte a Sul do país.