Morre Helio Bicudo, aos 96 anos

O jurista Helio Bicudo, um dos fundadores do PT, faleceu nesta terça-feira (31), aos 96 anos, em sua casa em São Paulo. Vítima de um AVC, o ex-deputado federal paulista estava com a saúde debilitada há alguns anos, e, recentemente, sofreu complicações cardíacas. A família ainda não definiu onde será o velório.

O melancólico papel de Hélio Bicudo

Professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Bicudo teve forte atuação na luta pelos direitos humanos. Sua trajetória foi marcada pela luta contra os chamados esquadrões da morte, organizações paramilitares que atuavam na execução de prisioneiros e membros de organizações esquerdistas durante o período da ditadura militar no Brasil.

Ele foi Procurador-Geral em São Paulo e um dos 100 professores que fundaram o PT em 1980. Em 1986, foi candidato ao Senado pela legenda. Também ocupou a Secretaria de Justiça de São Paulo do governo de Luiza Erundina, entre 1989 e 1990, quando foi eleito como deputado federal.

Em 2000, foi presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sediada em Washington, e o terceiro brasileiro a assumir o principal cargo da entidade. Entre 2001 e 2004, Bicudo foi vice-prefeito da administração de Marta Suplicy.

Em 2016, já distante do PT, Bicudo foi um dos co-autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.