Notícias
10/02/2017 19h27

Crise no ES e pancadaria no RJ são amostras do Brasil pós-golpe?

Proibidos de fazer greve, policiais militares paralisaram as atividades no Espírito Santo após suas esposas e famílias bloquearem saídas de quartéis. Eles reivindicam reajustes atrasados e melhores condições de trabalho. O medo disparou nas ruas do Estado.

Por Leonardo Sakamoto*


Notícias
25/01/2017 12h53

Mulheres: Rumo à greve geral no 8 de março contra o retrocesso

Oferecer elementos para o movimento de mulheres, atuar na organização da resistência para o próximo período são compromissos do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cefemea), que acompanha a atuação do legislativo brasileiro. Jolúzia Batista, colaboradora do centro, avalia as ameaças aos direitos das mulheres no Brasil pós-golpe. 

Por Railídia Carvalho


Notícias
24/01/2017 20h06

Feministas: Evento no RJ mobiliza ativistas do Brasil e América Latina

“As ruas do mundo e do Brasil estão tomadas pelas mulheres em defesa dos seus direitos”. A declaração é de Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, que ao lado do Fundo Elas e diversos parceiros promovem o Diálogos Mulheres em Movimento: Direitos e Novos Rumos”, que reúne no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (25), 140 lideranças feministas do Brasil e América Latina. O evento não é aberto ao público, que poderá acompanhar ao vivo neste link. 


Notícias
18/01/2017 18h41

Jandira: Trabalhadores devem lutar para preservar a Constituição

“Precisamos pressionar o STF a cumprir o seu papel de preservar a Constituição”, defendeu nesta quarta-feira (18) a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) sobre o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 22238. A ADI deve entrar na pauta do Supremo do dia 1º de fevereiro e tem como relator o ministro Teori Zavascki.


Notícias
17/01/2017 20h20

Decisão do STF pode destruir setor público e penalizar trabalhador

Está marcado para o dia 1º de fevereiro o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 22238 que impede, através de medida cautelar, a redução de jornada e de salários dos servidores públicos do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o advogado do PCdoB Paulo Machado Guimarães, a cassação da ADI agrada ao governo Temer, porém para as políticas públicas e os trabalhadores terá efeito devastador. O ministro Teori Zavascki é o atual relator da ação.

por Railídia Carvalho


Notícias
15/01/2017 0h44

A crise do Rio de Janeiro explicada de forma didática

“When you lose your self respect, you are done for.”
Fala do personagem principal do filme: “I, Daniel Blake” (2016)

A crise do Rio de Janeiro virou um jogo de xadrez político, quem achar que é só um problema técnico já tem um lado nessa disputa.

Por Bruno Sobral*


Notícias
12/01/2017 12h21

Secretariado do Rio mostra vínculo com velha política, diz professor

Desde a última semana, quando o novo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) tomou posse, 12 novos secretários também assumiram as funções administrativas. O ex-senador cumpriu com a promessa de diminuir o número de secretarias, que antes eram 24, no entanto, o compromisso de transformar a velha política não ultrapassou o discurso da campanha eleitoral segundo avaliação do cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vitor Leandro Gomes.


Notícias
30/11/2016 6h53

A crise e a nova Revolução Industrial em debate

Na quinta-feira (24), a agenda do trabalho de Formação do Estado do Rio de Janeiro destacou a importância da luta no campo das ideias com a participação de Sérgio Barroso, diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Maurício Grabois, e Professor do Núcleo de Economia Política e Desenvolvimento da Escola Nacional. Foram realizadas duas atividades de formação, sendo um encontro estadual de formação e o debate com palestra de Barroso.


Notícias
24/11/2016 17h14

Agenda: Centrais promovem atos nas capitais em defesa dos direitos

Trabalhadores do Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, entre outros estados, confirmaram participação na jornada de lutas em defesa dos direitos sociais e trabalhistas que acontece nesta sexta-feira (25) em todo o país. Sob a iniciativa das centrais sindicais, os atos denunciam medidas de Temer que ameaçam deixar a população desassistida como as reformas da previdência social e trabalhista e a proposta de emenda constitucional que congela gastos públicos por 20 anos.


Notícias
07/11/2016 18h40

Sindicato dos Comérciários do RJ cobra empresa acusada de racismo

“Ah sua neguinha” e “vai estudar!”. Foram algumas das frases que a comerciária Amanda Gregório disse ter ouvido do médico do trabalho Eduardo Carvalho, na sede do supermercado Mundial, em Bonsucesso, na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Após registrar queixa na 27ª Delegacia de Polícia (Vicente de Carvalho), a trabalhadora relatou o caso ao Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, que está prestando assessoria jurídica à comerciária e cobrando providências dos gestores do Mundial.