Notícias
24/03/2017 16h40

O “Tex” de Breccia

Alguns meses atrás, num jantar em homenagem ao escritor cubano Leonardo Padura, o amigo Gilberto Maringoni comentou que havia acabado de ser lançada no Brasil a edição gigante de Tex, desenhada por ninguém menos que o argentino Enrique Breccia, um dos maiores quadrinistas em atividade. No dia seguinte, parei na primeira banca de jornal que encontrei e comprei meu exemplar.

Por Luiz Bernardo Pericás


Notícias
24/03/2017 16h34

Os “intelectuais” homologados

Villas, Pondés e afins são produtos de uma época sombria. Nunca criticam estruturas. Diluem, em favor da rapidez e do simplismo, o tempo e esforço exigidos pelo trabalho do pensamento.

Por Fran Alavina


Notícias
24/03/2017 16h14

Crise nas livrarias: a única saída é pensar em uma saída

Assim começou março de 2017 para as livrarias: a tradicional Livraria República, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, não aguentou o baque de professores sem salários e alunos sem aulas, anunciando o seu fechamento; e a Fnac francesa informou o desejo de se livrar da filial brasileira. Antes, em fevereiro, soubemos que Saraiva e Cultura planejam uma fusão. Pequenas e grandes livrarias se veem com problemas: afinal de contas, o que estamos vivendo?


Notícias
24/03/2017 15h46

Parece só um ônibus, mas é uma livraria ambulante

Não importa a idade, certamente a maioria das pessoas já assistiu a filmes e séries cujo elemento que permaneceu no imaginário foi o tal do ônibus amarelo. Ao entrar neste especificamente – que circula pelas ruas da capital paulista – é impossível não pensar que sem demora algo extraordinário vai acontecer. E de fato acontece. Afinal, o veículo que nos acompanhou durante boa parte da infância e adolescência em aventuras do cinema agora é uma livraria.

Por Mariana Serafini


Notícias
17/03/2017 16h31

A Décima Terceira Emenda: Os escravos de Tio Sam

Este é o (malicioso) texto da décima terceira emenda acrescentada à Constituição americana, abolindo a escravidão no país e promulgada em 1865, documento da fundação de um Estado livre, copiada e celebrada pelo mundo ocidental como exemplo de nação democrática: “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.”

Por Léa Maria Aarão Reis


Notícias
17/03/2017 16h15

Crimes e pecados, de Woody Allen, goleiro Bruno e a vida das mulheres

O cinema nos ajuda não só a refletir sobre a realidade, como também a vislumbrar situações reais. Por exemplo, o caso do goleiro Bruno Fernandes que após cumprir menos da metade da pena por tramar o assassinato de sua ex namorada, volta aos holofotes como o jogador contratado de um time da segunda divisão, repete um tema tratado, em 1989, no filme Crimes e Pecados, do diretor Woody Allen.

Por Carolina Maria Ruy*


Notícias
17/03/2017 15h54

A trágica história de João Victor e a lanchonete Habib’s

As cenas das câmeras de segurança de uma loja da rede Habib’s que registraram o momento em que dois seguranças arrastavam João Victor, 13 anos, para fora do estabelecimento, desmaiado e com marcas de violência, chocaram o Brasil. Porém, este crime contra o menino negro e pobre que pedia esmolas na rua não é uma exceção.


Notícias
17/03/2017 14h47

Os Despossuídos, obra inédita de Marx chega ao Brasil

Em abril chega ao Brasil o terceiro volume da obra O Capital de Marx, intitulada Os Despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira. A obra integra a programação editorial de 2017 da Boitempo que, segundo a editora, “já começa com pé o esquerdo”.


Notícias
17/03/2017 12h59

Erik Satie, um artista em forma de pera

“Embora sejam falsas as nossas informações, nada podemos garantir”. Esta não é uma frase da Alice de Lewis Carroll, como poderíamos ter concluído, mas de Satie.

Por Rogério Cerqueira Leite


Notícias
14/03/2017 12h51

Libertadoras da América: 6 mulheres que lutaram pela independência

Elas não só estiveram nas frentes de batalha como participaram assumindo outros tantos papeis para a formação das novas pátrias na América Latina. Nos livros de História, no entanto, há pouca ou nenhuma menção às mulheres que participaram das lutas pela independência no século 19 na região.

Por Marcelle Souza