Notícias
28/05/2017 23h12

Elas venceram a ditadura e inspiram jovens mulheres a barrar o golpe

Cinco moças jovens com trajetórias de vida diferentes, mas um objetivo comum: derrubar a ditadura militar que assolava o Brasil. Ao olhar para as cinco figuras, parecia um sonho ousado demais, mas a história nos mostra que elas – junto a outros milhares de militantes que entregaram a juventude a esta causa – venceram. Hoje as novas gerações enfrentam um novo desafio complexo, barrar um golpe em curso no país, e As Moças de Minas têm muito a ensinar.

Por Mariana Serafini


Notícias
26/05/2017 17h57

Meio século do romance que escancarou a solidão da América Latina

A literatura latino-americana jamais seria a mesma depois do fatídico maio de 1967, quando chegou às livrarias de Buenos Aires a maior obra de Gabriel García Márquez, Cem anos de Solidão. A imaginária Macondo – fundada pelos Buendía – carrega toda a mazela de um continente esquecido que meio século depois conquistou o direito de acreditar na “arrasadora utopia” de uma “segunda oportunidade sobre a terra”.

Por Mariana Serafini


Notícias
26/05/2017 17h48

Macondo, a construção imaginária de um povoado

Se há um povoado de uma história que se pode assegurar que existiu ou se desejaria que tivesse existido, este é Macondo. O relato de Gabriel García Márquez em seu livro Cem anos de solidão o fizeram tão real que ao longo do tempo o imaginário popular o reconstruiu através de desenhos, pinturas, mapas, planos, além de vinculá-lo diretamente a Aracataca, o povoado ao norte da Colômbia onde nasceu o autor.


Notícias
26/05/2017 16h51

Cinco personagens inesquecíveis de Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez disse por várias vezes que uma das obrigações de um escritor era fazer com que os personagens de seus romances respirassem por conta própria.


Notícias
26/05/2017 16h36

O impacto de Cem Anos de Solidão na literatura hispano-americana

O escritor colombiano Gabriel García Márquez faleceu no dia 17 de abril de 2014, aos 87 anos, na Cidade do México. Os relatórios médicos apontaram como causa da morte um quadro infeccioso decorrente de uma pneumonia. Na realidade, o autor lutava já há alguns anos contra um câncer persistente que atingia os seus pulmões, os gânglios e o fígado. E, ao que tudo indica, desde 2012, sua memória parecia falhar e evoluir para um quadro geral de demência.

Por Felipe de Paula Góis Vieira*


Notícias
26/05/2017 16h22

A ourivesaria de Cem Anos de Solidão

Foi numa terça-feira de 1965. Gabriel García Márquez tinha acabado de voltar de um fim de semana em Acapulco (México) com sua mulher e seus dois filhos quando, fulminado por um “cataclismo da alma”, sentou-se diante da máquina de escrever e, como ele mesmo se recordaria anos mais tarde, não se levantou até o início de 1967. Naqueles 18 meses, todos os dias, das nove da manhã às três da tarde, o escritor colombiano gestou Cem anos de solidão.

Por Jan Martínez Ahrens


Notícias
19/05/2017 18h18

Documentário resgata história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

Um documentário produzido pela TV da Assembleia Legislativa do Ceará resgata a história de luta e resistência dos povos liderados pelo Beato José Lourenço no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.


Notícias
19/05/2017 17h57

Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, um episódio para não esquecer

Neste mês de maio completa 80 anos de um dos mais importantes episódios de resistência da história do povo brasileiro: o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.


Notícias
19/05/2017 17h00

A história do Caldeirão do Beato Zé Lourenço

No ano de 1890, Zé Lourenço chega a Juazeiro do Norte. Ele saiu da Paraíba, com outros romeiros, agricultores sem-terra, atraídos pela fama do Padre Cícero.

Por Edson Veriato


Notícias
19/05/2017 16h51

Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, o massacre que o Brasil não viu

A comunidade religiosa do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, descendente de negros alforriados e discípulo de Padre Cícero, ousou desafiar o poder do latifúndio e propor uma sociedade mais justa e humanitária, mas foi brutalmente reprimida pelas forças do estado.