Notícias
20/08/2017 8h11

Barão de Studart e Capistrano de Abreu - A amizade que a História uniu

Em sua gênese histórica, o Ceará foi quase sempre uma das províncias mais pobres do ponto de vista socioeconômico e fortemente marcada em seu território por peculiaridades e desafios ingentes e quase intransponíveis. Paradoxalmente, porém, não foi pequena a sua riqueza mental, no plano simbólico de seu imaginário, onde maiores têm sido suas singularidades.

Eduardo Diatahy B. de Menezes*


Notícias
20/08/2017 7h54

Trabalho e a LGBTfobia em tempos de fascismo

"Resistir e lutar é o que precisamos continuar fazendo, ocupando as ruas e dialogando cada vez mais com o povo, para que juntas e juntos possamos atravessar este período de acirramento da luta de classes e retirada de direitos".


Notícias
25/06/2017 10h21

Eu não sou seu negro pergunta: quem é bárbaro?

Como Frantz Fanon, James Baldwin parece acreditar: brancos e negros “têm de se afastar das vozes desumanas de seus ancestrais respectivos, a fim de que nasça uma autêntica comunicação”

Por Elaine Santos


Notícias
23/06/2017 16h00

Como surgiram as festas juninas?

A origem dos festejos juninos no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos

Por Cíntia Cristina da Silva


Notícias
23/06/2017 10h05

É sempre bom lembrar: o que a vida quer da gente é coragem

É sempre bom lembrar: o que a vida quer da gente é coragem. O tempo temido da ameaça concreta ao compromisso da humanidade consigo mesma se faz presente e resistir, com todas as forças, ao assombro da barbárie

Por Jorge Luiz Souto Maior*


Notícias
27/05/2017 19h37

João Amazonas, a referência necessária

Neste 27 de maio de 2017 completam-se 15 anos da morte de João Amazonas. Em homenagem ao histórico dirigente do Partido Comunista do Brasil, o Portal Vermelho publica novamente este artigo do jornalista e escritor Luiz Manfredini publicado em 1o de janeiro de 2012, quando o grande formulador teórico dos comunistas brasileiros completou 100 anos de nascimento. 

Luiz Manfredini*


Notícias
16/05/2017 18h18

Marx, a indústria moderna e a classe operária

Na cerimônia do quarto aniversário do jornal operário inglês The People’s Paper, Karl Marx pronunciou este discurso que mantém uma atualidade surpreendente.

Por José Carlos Ruy*


Notícias
05/03/2017 10h50

Pessimismo político ou paz entre nós e guerra aos senhores?

A cientista política Ellen Wood foi precisa ao dizer que a ideia de pós-modernidade é caracterizada pelo pessimismo político. Também chamada de mal estar da modernidade, pode ser entendida como uma espécie de “ressaca” diante de todos os limites que a modernidade apresenta, como a crise do socialismo real, a possibilidade do colapso nuclear ou ambiental do planeta, a emergência de fanatismos e nacionalismos, as guerras, a barbárie, a miséria humana.

Por Igor Correa Pereira*


Notícias
05/03/2017 8h51

As mulheres e a luta pelos seus direitos políticos no Brasil

Neste ano quando comemoramos os 85 anos da conquista do voto feminino é preciso relembrar as situações degradantes que viveram as mulheres durante séculos e a luta persistente que travaram para, finalmente, conseguirem se firmar como cidadãs. É claro que muito ainda falta a ser conquistado, mas olhando para trás vemos o quanto já se caminhou.

Por Augusto Buonicore*, no Portal Grabois


Notícias
21/01/2017 9h02

Trump lança a liquidação da (baixa) democracia e do inimigo universal

Pairando sobre a posse de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (20), estão repetidos alertas do “estado de exceção”. Xenofobia, islamofobia, misoginia, demagogia e, claro, os rumos de uma potência imperialista pautam as predições da política doméstica e internacional de Trump. “Forte, orgulhosa, segura, grandiosa”, foi no que ele disse que transformará “a América”, em seu discurso de posse. Análises não faltam deste fenômeno.

Por Por Moara Crivelente*