Notícias
13/09/2017 17h15

“Bancários reivindicam ampliação dos postos de trabalho”,diz dirigente

Neste ano, o foco nas mesas de negociação permanente da categoria dos bancários é a ampliação dos postos de trabalho. “Cobramos a ampliação do quadro de pessoal e o fim das demissões imotivadas. Os bancos fecharam 10.680 postos de trabalho só no primeiro semestre deste ano”, afirma Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).


Notícias
11/09/2017 14h59

MST comemora 30 anos de luta e resistência na Bahia

Assentados falam sobre inicio do MST na Bahia e os impactos da luta pela conquista da terra em suas vidas


Notícias
10/09/2017 10h50

CTB na BA: Penalty quer criminalizar movimento para violar direitos

Coordenadores da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Regional Sul Bahia foram intimados pela 2ª Delegacia de Itabuna a prestar depoimentos no dia 6 de setembro a respeito da greve do dia 28 de abril, convocada pelas centrais sindicais e que parou o país contra as reformas da previdência, trabalhista e terceirização. Uma nova audiência foi marcada para o dia 18 de setembro, às 14 horas, no mesmo local. A denúncia partiu da fábrica Penalty.


Notícias
02/09/2017 16h54

PCdoB da Bahia repudia censura de ACM Neto ao seu programa de TV

As direções do PCdoB na Bahia e em Salvador publicaram nota de repúdio ao prefeito de Salvador, ACM Neto, por haver pedido censura seu programa de TV dos comunistas. Neto pediu, e a justiça concedeu, que fosse retirado do ar o trecho em que o programa afirma que os deputados comandados por ele votaram a favor de Temer. O PCdoB recorreu para garantir “seu direito legítimo de informar a população sobre as posições políticas do prefeito”.


Notícias
29/08/2017 12h52

No dia do bancário categoria denuncia em atos ataques ao trabalhador

Nesta segunda-feira (28), trabalhadores protestaram em todo o país contra os ataques que a categoria tem sofrido nos últimos anos. Em São Paulo e na Bahia, respectivamente, os sindicatos realizaram ato público para sensibilizar trabalhadores e clientes contra a retirada de direitos e a precariedade nas condições de trabalho dos bancários. Na Paraíba, o sindicato dos bancários denunciou que Itaú, Santander e Bradesco abririam no feriado.


Notícias
28/08/2017 19h15

Professor da UFBA fala sobre as heranças da escravidão no Brasil

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) João José Reis é um dos mais importantes historiadores do Brasil, considerado uma referência mundial para o estudo da história e da escravidão no século XIX. Numa entrevista para a TV UFBA, o professor e autor do livro “Rebelião Escrava no Brasil” fala sobre a abolição, o racismo e as heranças da escravidão no Brasil, além de contextualizar a situação na Bahia diante desse cenário.

Por Alessandra Monterastelli *


Notícias
28/08/2017 17h16

Alice Portugal: Temer desmonta o Brasil

O maior pacote de privatizações em décadas é o preço que o mercado cobra para a manutenção do ilegítimo Michel Temer no poder. Incapaz de reduzir a dívida pública, o governo golpista quer vender a soberania nacional se desfazendo velozmente de patrimônio público, estratégico para o fomento da economia e do desenvolvimento do país.


Notícias
28/08/2017 16h23

Mary Garcia Castro palestra sobre Feminismo e a Revolução de 1917

A primeira edição do ‘Ciclo de Debates: 100 anos da Revolução Russa’ abordou o tema ‘A Revolução Russa de 1917: legados e lições’. O evento ocorreu na quarta-feira (09/08), no Auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira.


Notícias
28/08/2017 16h14

Julieta Palmeira: Machismo é problema de saúde pública

A Lei Maria da Penha (LMP) é um marco civilizatório. Ao completar 11 anos de vigência, neste mês de agosto, cabe uma reflexão no que se refere ao impacto da legislação no enfrentamento à violência contra as mulheres.


Notícias
28/08/2017 12h31

Julieta Palmeira: Machismo é problema de saúde pública

A Lei Maria da Penha (LMP) é um marco civilizatório. Ao completar 11 anos de vigência, neste mês de agosto, cabe uma reflexão no que se refere ao impacto da legislação no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Julieta Palmeira *