Notícias
13/01/2017 15h37

Adilson Araújo: Conjuntura exige resistência do movimento sindical

Os desafios do sindicalismo na atual conjuntura político-econômica do Brasil foi tema de debate na manhã desta sexta-feira (13) no 33º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O presidente da CTB, Adilson Araújo, falou aos participantes sobre política sindical e as necessidades que o atual momento impõem.


Notícias
13/01/2017 11h13

Congresso da CNTE: A ordem é resistir ao desmonte da educação

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, afirmou nesta quinta-feira (12), na abertura do 33º Congresso Nacional da entidade, que “neste momento em que a educação pública brasileira sofre com leis de mordaça, reforma do ensino médio e uma enormidade de restrição de financiamento, mais do que nunca a figura de Paulo Freire é quem nos encoraja a lutar e enfrentar o que vem pela frente”. O educador Paulo Freire é o patrono do congresso.


Notícias
12/01/2017 15h43

PEC 300 em tramitação na câmara reforça cerco a direito trabalhista 

Depois da reforma trabalhista do governo Temer, apresentada no final do ano, que pretende alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e retirar direitos dos trabalhadores, uma nova proposta ainda mais grave pretende alterar direitos trabalhistas inscritos na Constituição Federal. 


Notícias
18/11/2016 11h57

Livro infantil trata das conquistas femininas e do Dia da Mulher

Uma criança recebe a tarefa escolar de abordar o significado do Dia da Mulher. Acompanhando a tarefa da filha, Ana Prestes percebeu a falta de material destinado para a faixa etária – 8 anos – e que o tema é sempre tratado de forma muito politizada e aterrorizada (a fábrica incendiada com as operárias dentro). “Como a professora pediu esse trabalho para toda a classe – e faz isso todo ano –, tive a ideia de preparar esse material mais didático e acessível à criança”, conta Ana.


Notícias
04/11/2016 11h36

Debates sobre DF mobilizam militantes e lideranças do movimento social

 O PCdoB está realizando debates sobre o futuro do DF com o tema: "A Brasília que Queremos" toda as quintas-feiras até o final do ano. 


Notícias
26/10/2016 16h31

Trabalhadores do DF convocam ato contra privatização da Eletrobras

Nesta quinta-feira (27) trabalhadores do setor elétrico realizarão um ato em frente ao Ministério das Minas e Energia, em Brasília. Os manifestantes denunciam o teor da Medida Provisória 735/2016 que, de acordo com a categoria, facilita a venda de empresas públicas de energia. Segundo o Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), a MP “permite a demissão de todos os trabalhadores e trabalhadoras, ampliando a terceirização no Setor”.


Notícias
21/09/2016 8h07

Delenda est direitos sociais

Foram 3 as Guerras Púnicas entre Roma e Cartago. O projeto de poder romano passava pelo controle do comércio marítimo da região do mediterrâneo e Cartago era um obstáculo ao domínio completo. O poder do exército romano se fez evidente e, após a 3ª Guerra Púnica, Roma, vitoriosa, impôs a Cartago, derrotada, inúmeras restrições, todas com o claro objetivo de varrer qualquer possibilidade de que os cartagineses voltassem a ameaçar o projeto romano.

Por Bia Figueiredo e Flávio Tonelli Vaz*


Notícias
09/06/2016 8h57

A mentira tem pernas curtas, por isso a pressa

Nem os mais puros, ingênuos e de boa fé, deixam de perceber que a pressa que está sendo empreendida pela direção da Comissão Especial do Impeachment no Senado, se dá pelo receio de que a verdade tome as ruas e influencie os senadores a mudarem de posição, derrubando o governo golpista de Michel Temer.

Por José Roberto Fonseca*


Notícias
18/05/2016 19h30

Ana Prestes lançará livro infantil sobre o Dia Internacional da Mulher

Conheci Ana quando estive em sua casa, na época em Contagem, para entrevistar sua avó, a guerreira Maria Prestes, viúva do famoso Luis Carlos Prestes. Mas fomos nos conhecer melhor ano passado, quando estive em Brasília, onde ela vive hoje com as duas filhas.

Por Cinthya Oliveira, 


Notícias
29/03/2016 17h38

Augusto Madeira: Qual é o crime, Excelência?

Nos últimos dias foi deflagrada uma grande operação midiática para convencer a opinião pública que impeachment não é golpe. Realmente, impedimento do Presidente com base em crime de responsabilidade esta previsto na Constituição. Mas, esse processo de impeachment da presidenta Dilma, sem crime, tem outro nome, é golpe!

Por Augusto Madeira*, no blog PCdoB-DF