Lúcia Rincón lança livro sobre mulher e trabalho na telenovela

Foi lançado ontem na Bienal do Livro de São Paulo (no Pavilhão do Estado de Goiás) a obra da professora da Universidade Católica de Goiás (UCG) Lúcia Helena Rincón Afonso, “Imagens de mulher e trabalho na telenovela brasileira (1991-2001)”.

O livro publicado sob forma de co-edição entre a Editora da Universidade Católica de Goiás e a Editora Anita Garibaldi é adaptação de tese de doutoramento defendido pela autora no ano de 2002 sob o título “Imagens da mulher e trabalho na telenovela brasileira – a força da educação informal e a formação de professores(as)”.

Nesta publicação, Lúcia Rincón busca desmistificar a crítica ao papel desempenhado pelos meios de comunicação à contribuição distorcida sobre a realidade. Rincón chama a atenção para o papel positivo que podem desempenhar os meios comunicativos nos processos inerentes à formação – que, para a autora, podem ter influências tanto alienantes quanto emancipatórias.

As telenovelas “Laços de família” e “Vila Madalena” serviram à autora de base empírica para a coleta de dados e informações. Sob a perspectiva feminina, o livro aborda que tipos de atrativos e poder educativo na fixação de imagens femininas e de diluição das relações sociais de gênero.

A autora iniciou sua trajetória acadêmica concluindo o curso de Licenciatura em História no ano de 1974 pela UFG. Alcançou o título de mestre em História (1982) com dissertação sobre o Partido Comunista do Brasil em Goiás em 1946. É militante comunista e do movimento feminista.

De São Paulo,
Edvar Bonotto e Elias Jabbour
Membros da Comissão Editorial da revista Princípios