Sem categoria

Lula critica oposição e diz que Mantega não é ''mandrake''

Em discurso durante feira da construção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou a oposição de se utilizar das eleições para impedir a votação de projetos importantes para o governo como o Orçamento da União e a lei das micro e pequenas empresas. El

Em discurso durante feira da construção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou a oposição de se utilizar das eleições para impedir a votação de projetos importantes para o governo como o Orçamento da União e a lei das micro e pequenas empresas. Ele afirmou ainda que não escolheu um "mandrake" para a economia, referindo-se à recente indicação de Guido Mantega para a pasta da Fazenda.  "As pessoas podem brigar, as pessoas podem falar mal do governo. Não tem problema, mas vote, vamos fazer a lição de casa e depois fazer a política do xingamento, não tem nenhum problema. Todos nós estamos habituados a isso. O que não pode é as coisas importantes não serem votadas", disse Luala na cerimônia de abertura da Semana Internacional da Construção e Iluminação realizada no Parque Anhembi.

 

Antes, foi específico sobre o principal projeto que quer ver aprovado. "Por que não votaram o Orçamento ainda? Porque não querem dar dinheiro para o governo gastar, porque é ano eleitoral", disse Lula.  Lula disse esperar que a votação do Orçamento, que deveria ter ocorrido no final de dezembro, seja realizada nesta semana.  A Comissão Mista do Orçamento já aprovou a proposta orçamentária e a última barreira é a apreciação pelo plenário do Congresso.  "Não estão prejudicando o governo. Estão prejudicando o País, a sociedade brasileira", afirmou.

 

O presidente declarou que, se o Orçamento já tivesse sido aprovado, o governo teria investido mais R$ 4,3 bilhões na área da educação. O discurso foi feito na presença de empresários da construção civil, além do prefeito paulistano Gilberto Kassab (PFL) e de ministros. Lula também recomendou que a economia não seja contaminada pelo processo eleitoral.  "Eu só quero pedir uma coisa para vocês: é um ano eleitoral e, por incrível que pareça, no Brasil, em ano eleitoral, ao invés de as coisas andarem para a frente, as coisas andam para trás, porque durante seis meses você não pode fazer muita coisa", disse.

 

E continuou: "Nós não podemos permitir que qualquer que seja a temperatura do processo eleitoral, que sempre é quente, que isso mexa ou crie qualquer embaraço na economia brasileira."  Lula reafimou que seu governo não fará mágica. "Nós optamos por não fazer mágica na economia, nós optamos por não colocar um 'mandrake' para dirigir a economia brasileira, nós colocamos alguém que pensasse este país para os próximos 15 ou 20 anos", disse o presidente.

 

Ele usou boa parte de sua fala para comentar dados econômicos positivos da economia, como o desempenho da balança comercial, que bate seguidos recordes; o crescimento da produção industrial, que disse ter sido de 4,2% no primeiro bimestre sobre o mesmo período de 2005; e o nível de emprego que experimentou o melhor fevereiro desde o mesmo mês de 1992. E pregou ainda que para reduzir a informalidade o setor produtivo depende da aprovação da reforma sindical, que aguarda votação no Congresso, e a alteração da legislação trabalhista.