Sem categoria

Suassuna garante: Maioria do PMDB vai apoiar Lula

“Oitenta por cento do Partido vai ficar com o presidente Lula”, reafirmou o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) destacando as palavras do senador José Sarney, que fez a declaração para rebater o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP). Para Suassuna, “

"Oitenta por cento do Partido vai ficar com o presidente Lula", reafirmou o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) destacando as palavras do senador José Sarney, que fez a declaração para rebater o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP). Para Suassuna, "Temer não fez diferente" ao anunciar que, com a verticalização, o PMDB pode se dividir entre as candidaturas Lula e do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Suassuna considera justo que alguns dois ou três estados onde o PMDB é adversário do PT, os peemedebistas não votem com o presidente Lula. Mas, segundo as contas do senador, isso ocorre "em Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e mais dois ou três. O restante dos 19 estados votam com o presidente Lula", garante o senador.

As disputas internas dentro do PMDB, que extrapolam a escolha entre candidatura própria à Presidência da República e apoio aos candidatos do PT e PSDB, e tem retardado a escolha do líder da bancada do Partido na Câmara dos Deputados são consideradas naturais.

"Sempre houve dentro do Partido essas dificuldades por um motivo simples – o partido é grande, democrático e tem tendências, o que é admitido pelo estatuto do Partido e tem que ser aturadas e acatadas", explica Suassuna, enfatizando: "Nós somos liberais com relação às opiniões".

De Brasília

Márcia Xavier