Faleceu Manoel Barboza, veterano combatente pela reforma agrária

No dia 1º de abril, faleceu o camarada Manoel Coelho Barboza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabo Frio e pai do presidente da Fetag, Manoelzinho. Ambos filiaram-se ao PCdoB em 2005. Manoel, que tinha uma longa trajetória de luta

No dia 1º de abril, faleceu o camarada Manoel Coelho Barboza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabo Frio e pai do presidente da Fetag, Manoelzinho. Ambos filiaram-se ao PCdoB em 2005. Manoel, que tinha uma longa trajetória de luta pela Reforma Agrária, morreu de broncopneumonia. Ele deixa três filhos.

Em nota, a Fetag informou que, “Manoel Barboza assumiu a presidência do Sindicato, em Cabo Frio, em 1992, quando disputou a eleição contra grileiros do município. Lutou contra o trabalho escravo e conseguiu melhores salários para os cortadores de cana da Agrisa, bem como desenvolveu relevante papel na luta pela organização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade no Estado do Rio de Janeiro, conjuntamente com valorosos companheiros e companheiras da direção da CUT/RJ”.

Manoel Barboza ingressou no PCdoB no dia 20 de agosto de 2005. Começou sua luta em defesa dos trabalhadores rurais em 1983. Até 1992 foi militante do MST e de outros movimentos rurais, quando então foi eleito presidente do Sindicato de Cabo Frio. Na cidade, o Sindicato reúne cerca de 500 famílias.

Atualmente, a Fetag está presente em 42 municípios do Rio de Janeiro, em mais de 30 assentamentos e 19 ocupações em 10 cidades e reúne cerca de três mil trabalhadores rurais.