Sem categoria

Lula inaugura obras do Alvorada e defende reforma do Planalto

O presidente Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, reabriram as portas do Palácio da Alvorada, que ficou interditado por mais de um ano para obras de restauração. O Palácio foi aberto hoje (6) para convidados e posteriormente será abe

Ao inaugurar as obras de restauração do Palácio da Alvorada, na noite desta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma nova parceria com o empresariado, desta vez para reformar o Palácio do Planalto. A restauração do Alvorada, residência oficial da Presidência da República, custou R$ 18,4 milhões e foi paga por empresários.

– Eu quero dizer para vocês que, se depender de mim, tem muita coisa para ser restaurada neste país. Se depender de mim, vocês vão ser parceiros em outra restauração. Se quiserem ver alguma coisa é só entrar no Palácio do Planalto, é só entrar no Palácio do Planalto para ver como aquilo vai precisar paralisar. Tem prédios aqui em que foram colocando carpetes em cima de carpetes. Nós descobrimos sala com três carpetes em cima do outro, numa demonstração, eu diria, de negligência, até com a saúde de quem fez – disse Lula.

No discurso, Lula chamou de "engraçadinhos" os que criticam a restauração de monumentos históricos e argumentam que esse dinheiro pode ser usado em ações sociais. O presidente ainda criticou ex-presidentes que não restauraram o Alvorada, construído em 1958.

– No Brasil, lamentavelmente, quando você pensa em fazer uma restauração num monumento histórico, sempre aparece um engraçadinho para dizer: isso poderia estar sendo gasto em outra coisa, isso daria para comprar tantas cestas básicas, construir tantas casas populares. E, com medo da crítica, ninguém tem coragem de fazer. Essas mesmas pessoas que criticam, quando viajam o mundo, adoram visitar os museus, os palácios, e voltam encantadas com o primeiro mundo – disse Lula.

Lula afirmou que, se dependesse dele, União, estados e municípios restaurariam o máximo de monumentos no país e disse que os governantes não o fazem porque o mandato passa muito rápido. Ele lembrou que é motivo de orgulho visitar centros históricos restaurados, citando o Pelourinho em Salvador, o centro de Recife e Ouro Preto (MG).

Lula fez questão de citar o presidente Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília, e o arquiteto Oscar Niemeyer, que não compareceu à solenidade porque quebrou o braço. Os operários estavam representados por Antônio Ferreira Pacheco, de 98 anos, que participou da construção do Alvorada.

Cerca de 150 pessoas participaram da solenidade de entrega das obras, seguida de coquetel. Antes dos discursos, foi apresentado um vídeo com imagens da construção de Brasília e da situação do Alvorada antes e depois da reforma. Também foi aberta uma exposição de fotos.

Fonte; O Globo / Globo Online