Boca-de-urna dá vitória nas eleições italianas a Romano Prodi

A coalizão liderada por Romano Prodi, a União, de acordo com pesquisas de boca-de-urna divulgadas hoje na Itália, é a provável vencedora das eleições gerais realizadas no país. Segundo as pesquisas, a União t

A coalizão de centro-esquerda liderada por Romano Prodi, a União, de acordo com pesquisas de boca-de-urna divulgadas hoje na Itália, é a provável vencedora das eleições gerais realizadas no país. As pesquisas que apontam a vitória da União foram divulgadas pelas emissoras "RAI", "Mediaset" e "Sky TG24".

As pesquisas para a rede pública "RAI" e a privada "Mediaset", do premier Silvio Berlusconi, foram realizadas pelo Instituto Nexus em 1.050 colégios eleitorais, dos 60.997 de todo o país. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo. Já o Instituto Piepoli fez as sondagens para o canal "Sky TG24" com 10 mil eleitores.

A coalizão de centro-esquerda União, de Romano Prodi, é a mais votada no Senado, com 50,4% dos votos, embora a centro-direita de Silvio Berlusconi aproxime-se, com 48,6%, de acordo com a segunda projeção da apuração realizada pelo Instituto Nexus.

Conforme esta segunda projeção, a União, de Prodi, teria conquistado 158 cadeiras na Câmara Alta e a Casa das Liberdades, de Berlusconi, teria ficado com 151.

No Senado, a União conseguiria entre 159 e 170 cadeiras, enquanto a Casa das Liberdades ficaria com entre 139 e 150. As pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral indicavam que Prodi poderia controlar a Câmara dos Deputados e Berlusconi, o Senado.

Segundo o Piepoli, "a União teria conseguido para a Câmara dos Deputados 52% dos votos, o que lhe garantiria a maioria absoluta com 340 cadeiras".

A coalizão de centro-direita teria 47% dos votos, ficando com 277 cadeiras. No Senado, segundo o Instituto Piepoli, a União teria 167 senadores, frente aos 142 da Casa das Liberdades, de Berlusconi.

Segundo as pesquisas, a Oliveira, o principal grupo da União, perfila-se como o mais votado, com entre 30,5 e 33,5% dos votos. O Partido da Esquerda (PDS — ex-partido comunista), o mais importante da Oliveira, não teria conseguido 20% dos votos.

A Refundação Comunista, o partido comunista aliado de Prodi teria ficado com entre 5 e 7% dos votos e o Rosa no Punho, que engloba diversos grupos socialistas, teria obtido uma importante percentagem, entre 2,5 e 4%.

Na Casa das Liberdades, o partido de Berlusconi, Forza Itália, teria superado 20% dos votos, alcançando entre 20 e 23%. A Aliança Nacional, o segundo partido da coalizão conservadora, teria ficado com entre 10,5 e 12,5% dos votos, assim como no pleito de cinco anos atrás. A Liga Norte, o outro grande aliado de Berlusconi, teria conseguido entre 3 e 5%, outra queda significativa.

O único partido de centro-direita que teria registrado uma alta seria o democrata-cristão UDC, que teria obtido entre 5 e 7% dos votos.

Com agências internacionais