Eleitores indicam Quintanilha para o governo

Mesmo sem ter sido lançado candidato ao governo do Tocantins, senador Quintanilha, do PCdoB, tem o nome lembrado nas pesquisas eleitorais

“Estou lisonjeado por, mais uma vez, meu nome ser lembrado nas pesquisas para a disputa do governo do Tocantins. Mesmo eu não sendo candidato, pela terceira vez, nas eleições para o governo do Estado, vários tocantinenses manifestam a preferência pelo meu nome. É uma demonstração de que segmentos da sociedade entendem que eu devo postular a candidatura”. Assim o senador Leomar Quintanilha (PCdoB/TO) se manifestou sobre a pesquisa eleitoral Serpes/Jornal do Tocantins, realizada entre os dias 3 e 7, ouvindo mil eleitores de oito regiões do Estado.
O senador achou positivo que 34,8% dos pesquisados não rejeitam nenhum candidato e disse que, durante os seminários “Fala, Tocantins”, que vem realizando por todo o Estado, “tenho procurado ouvir a população, seus anseios e também suas críticas, para ter uma identidade maior entre o meu mandato e a população que eu represento. Com esses seminários, estamos elaborando um projeto de desenvolvimento, com inclusão social, para o Tocantins. Nesses encontros são muitas as indicações de que a população deseja uma terceira via na disputa para o governo”.
Siqueira e Marcelo encostados
Quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o ex- governador Siqueira Campos (PSDB) tem 45,5%, o atual governador, Marcelo Miranda (PMDB) tem 43,8% e o senador Leomar Quintanilha tem 1,1%. Na espontânea, Marcelo tem 33%, Siqueira tem 31,6% e Leomar 0,5%. Indecisos somam 6,4% na estimulada e 32,3% na espontânea. Siqueira obtém seu melhor desempenho no Bico do Papagaio (58,18%) e em Dianópolis (49,17%). Seus piores índices foram em Gurupi (36,36%) e Araguaína (42,27%). Marcelo tem melhor performance na região de Gurupi (48,18%) e seu pior em Dianópolis (38,18%). O segundo melhor desempenho de Marcelo foi em Paraíso (47,5%) e seu segundo pior resultado em Dianópolis (39,17%). O senador Quintanilha tem rejeição de 32,6%. Não votariam em Siqueira 20,7% dos entrevistados e em Marcelo, 18,8%. No entanto, 34,8% disseram que não rejeitam nenhum candidato.
Indecisão para o Senado
Na pesquisa espontânea para o Senado, 69,9% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. Na estimulada esse resultado cai para 9,2% – um índice maior do que o da disputa pelo governo do Tocantins (6,4%). Na estimulada, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) tem 46,7% das intenções de voto e a deputada federal Kátia Abreu (PFL), 38,6%. Na espontânea, Eduardo tem 15,9% e Kátia 9,6%. A rejeição a Kátia é de 19,5%; a Eduardo é de 16,3%. Os que não rejeitam ninguém representam 63,3% dos entrevistados.

Carlos Pompe