Sem categoria

Manuela movimenta Escola Alcides Cunha em Porto Alegre

Na manhã desta segunda-feira, Manuela conversou com os alunos da Escola Estadual Alcides Cunha, em Porto Alegre. Novamente o tema do debate foi Protagonismo Juvenil e o incentivo do voto aos 16 anos de idade.

Os alunos, em geral do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, participaram da palestra com muito entusiasmo. Tiraram dúvidas sobre a confecção do título eleitoral, eleições e também sobre o Mandato da Vereadora na Câmara.
 
A aluna Daniele Santos de 15 anos e cursando o segundo ano, insatisfeita com a situação política do país, questionou Manuela sobre o que fazer para reverter esta situação. “A eleição é o momento de mudar o que está errado, mas não basta apenas votar. A participação e a cobrança devem ser feitas pelo eleitor ao seu candidato, como por exemplo, com ligações, visitas aos gabinetes, envio de e-mails…” esclareceu Manuela.

Já Cristiane Fortunato Xavier, 17 anos, aluna do segundo ano, tirou suas dúvidas em relação à pavimentação de uma rua em seu bairro. Queria saber quem é o responsável pela obra e a quem deve procurar nesses casos, poder executivo ou legislativo.

Para finalizar, Manuela parabenizou os estudantes pelas interferências feitas durante o bate-papo. “É importante que a juventude pense e questione sobre a realidade a qual está inserida”. E lembrou, novamente,  que a participação política deve ser feita em todos os ambientes: na comunidade, no clube, no Grêmio Estudantil,  etc. Outras palestras ainda serão agendadas na escola, desta vez para os alunos do período noturno.

De Porto Alegre
Luciana Borba