Inaugurada primeira unidade da Academia da Terceira Idade, em Maringá

Com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, a Prefeitura de Maringá entregou a primeira unidade da Academia da Terceira Idade, a ATI, à comunidade maringaense. O conjunto de 10 aparelhos está localizado ao lado da Unidade Bá

Com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, a Prefeitura de Maringá entregou a primeira unidade da Academia da Terceira Idade, a ATI, à comunidade maringaense. O conjunto de 10 aparelhos está localizado ao lado da Unidade Básica de Saúde, a UBS, Parigot de Souza.

Foi a primeira ATI, de uma série de 15 previstas a serem instaladas até o fim do ano. As demais também estarão próximas às UBSs. O critério de escolha foi a unidade ter mais de dois mil idosos cadastrados.

Iniciativa inédita no Brasil, a ATI segue o modelo adotado em Pequim, capital da China, há dez anos e, que hoje, reúne 2,5 milhões de praticantes. De acordo com o prefeito Silvio Barros, a expectativa é a de que, em breve, seja possível verificar mais pessoas na Academia do que nas filas de atendimento do posto de saúde.

Silvio Barros aproveitou para agradecer a presença do ministro e a parceria da Unimed Maringá. A Cooperativa de Médicos investiu na fabricação das 10 primeiras academias a serem instaladas na cidade. “É uma atitude positiva de pessoas preocupadas em melhorar a qualidade de vida da comunidade para termos menos pessoas doentes”, ressaltou.

O presidente da Unimed, o ginecologista, Durval Francisco dos Santos Filho, lembrou que a cooperativa tem uma política de investimento no esporte. Patrocina equipes de judô, ciclismo e de handebol. “Nós temos o dever de estar ao lado das atividades ligadas à saúde. E a Academia é uma que fizemos questão de apoiar”, garantiu.

Raimundo Milton Alves, presidente da Paraná Esporte, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, anunciou, durante a inauguração, que vai enviar uma equipe de técnicos da autarquia para conhecer os detalhes técnicos e de implantação da ATI. “Vamos levar a experiência de Maringá para outros municípios do Paraná”, adiantou.

O ministro Orlando Silva Júnior também ficou bem impressionado com a estrutura da ATI. “É uma estrutura simples, viabilizada com custos reduzidos, que pode ser multiplicada em vários municípios do país”, frisou.

Repercussão

Sílvia Montagner, 63 anos, disse que será uma freqüentadora assídua da Academia. “E eu vou perder a oportunidade de fazer exercícios de graça!”, indagou. Osirde Minuceri, 75 anos, caminha todos os dias. “Agora vou poder exercitar todo o corpo”, comentou.

Martins Martin Martinez, 79 anos, afirmou que a ATI é a “coisa” mais legal que já viu. Maria Valência Peder, 61 anos, protificou-se a organizar grupos para a prática de exercícios. “Assim todo mundo fica em forma”, exagerou.

Terezinha Sebastião de Jesus Rocha, 76 anos, aprovou a instalação dos aparelhos próximo da casa dela. “Foi uma idéia feliz. Assim, será mais fácil realizarmos os exercícios do dia a dia”, concluiu.

Centro de referência olímpico

Durante a visita que fez a Maringá para participar da inauguração da primeira unidade da Academia da Terceira Idade, o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, confirmou o repasse de cinco milhões de reais para a construção da Vila Olímpica. O dinheiro está garantido e, na próxima semana, a Prefeitura inicia o processo de licitação.

Com a Vila Olímpica, Maringá passará a ser sede do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Região Sul. Projeto do Minstério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro, tem o objetivo de formar e desenvolver atletas, que representem o Brasil, em competições internacionais.

O ministro Orlando Silva Júnior anunciou também que o Centro de Maringá será o único a contemplar cinco modalidades: atletismo, natação, ciclismo, judô e taekwondo. Os demais, localizados em Manaus, Recife, Distrito Federal e Campinas, estimulam o surgimento de talentos em três modalidades.

A concretização da Vila Olímpica é resultado do trabalho de convencimento da bancada parlamentar do Paraná,no Congresso Nacional, realizado pelo deputado federal, Ricardo Barros. O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, residente em Maringá, também foi determinante para a conquista dos investimentos.

De acordo com o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, André Almeida Cunha Arantes, que acompanhou o ministro na visita a Maringá, a instalação do centro de treinamento é uma consequência da articulação de todos os setores da cidade. “Maringá merece abrigar o Centro, pela estrutura física e pelo projeto apresentado”, justificou.

O prefeito Silvio Barros destacou o empenho pessoal do ministro do Planejamento, o paranaense, Paulo Bernardo e do então chefe de Gabinete, o maringaense, Ênio Verri, para a liberação dos recursos a serem usados na construção da Vila Olímpica. “Fomos uma equipe voltada para o interesse de nossa cidade”, frisou.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias