Sem categoria

Revista do Opus Dei publica caricatura de Maomé no inferno

Um desenho representando o profeta Maomé no inferno, publicado pela revista italiana "Studi Cattolici", ligada à poderosa instituição conservadora católica Opus Dei, desatou neste sábado protestos de várias associa&cc

Um desenho representando o profeta Maomé no inferno, publicado pela revista italiana "Studi Cattolici", ligada à poderosa instituição conservadora católica Opus Dei, desatou neste sábado protestos de várias associações muçulmanas na Itália.

Em sua edição de março, a "Studi Cattolici" inclui uma caricatura na qual aparecem os poetas italiano Dante Alighieri e latino Virgílio à beira de um círculo em chamas, em cujo centro está o profeta muçulmano cortado pela cintura.

"Aquele ali não é o Maomé?", pergunta Virgílio. "Sim, e ele está dividido em dois porque causou a divisão da sociedade", responde Dante, segundo transcrição da agência Ansa.

"De vez em quando é bom que haja um cartoom satírico politicamente incorreto. Não se trata mais do que uma passagem extraída da Divina Comédia, de Dante", comentou o diretor da revista, Cesare Cavalleri, membro do Opus Dei.

"A mim parece algo de muito mau gosto", comentou Mario Scajola, diretor da seção italiana da Liga Mundial Muçulmana.

"Apesar de todos os esforços que são feitos no mundo cristão e muçulmano em favor do diálogo inter-religioso, ainda existem minorias que jogam lenha na fogueira", lamentou Roberto Piccardo, da União das Comunidades Muçulmanas Italianas.

A estrutura e os conceitos da ultra-secreta e conservadora Opus Dei ganharam destaque nos últimos anos devido ao sucesso mundial do romance de Dan Brown, "O Código da Vinci".

Fonte: AFP