Turcos denunciam que EUA planejam construir mais bases no país

Dois jornais turcos, o Cumhuriyet e o Aksam, asseguram hoje em suas primeiras páginas que os Estados Unidos estão planejando construir novas bases militares na Turquia

Dois jornais turcos, o Cumhuriyet e o Aksam, asseguram hoje em suas primeiras páginas que os Estados Unidos estão planejando construir novas bases militares na Turquia. O embaixador americano na Turquia, Ross Wilson, correu à midia para tentar desmentir a informação: "As notícias não estão corretas. Os Estados Unidos não solicitaram novas bases na Turquia", divergiu.

O jornal Cumhuriyet, que assegura que o Governo turco já deu ao Exército americano permissão para buscar os lugares ideais, explica que o desmentido americano se baseia em um detalhe lingüístico: após o acordo de 1950, o Exército americano chama seus quartéis na Turquia de "instalações", e não "bases".

Segundo o jornal, já foram escolhidos três lugares para as bases navais: Iskenderun, por sua proximidade à base conjunta de Incirlik; Urla, no litoral oeste do mar Egeu, e Mordogan, perto da cidade de Izmir, também no Egeu.

O Cumhuriyet sustenta que os EUA tinham solicitado uma base no Mar Negro, mas Ancara não atendeu a este pedido, porque isso violaria um antigo acordo entre Turquia e Rússia sobre o uso militar deste mar estratégico.

O jornal Aksam assegura que os Estados Unidos planejam construir uma base aérea na cidade de Yuksekova, a apenas 40 quilômetros da fronteira com o Irã.

Os terrenos de cem famílias em duas aldeias de Yuksekova foram recentemente desapropriados pelo Ministério de Transportes turco sob o pretexto de que querem construir um aeroporto no local, mas as visitas à área de estrangeiros, e especialmente de americanos, levou a população local a temer que se trate na realidade de um aeroporto militar para os EUA.