Uribe vem ao Brasil no próximo dia 25

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, virá ao Brasil no próximo dia 25 de abril para uma reunião de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou hoje a ministra das Relações Exteriores da Colômbia,


Brasília e Bogotá têm relações muito fortes, de acordo com a chanceler e, no campo comercial, o Brasil tem superávit nas relações com a Colômbia. O comércio bilateral supera US$ 1 bilhão, sendo 90% de exportações brasileiras à Colômbia.

Na reunião entre os governantes, também serão tratados assuntos como a integração entre a Comunidade Andina de Nações (CAN) e o Mercosul, além do fortalecimento da Comunidade Sul-Americana de Nações. Os líderes conversarão ainda sobre uma conexão viária entre a Amazônia e o Pacífico colombiano, utilizando o rio Putumayo, criando uma alternativa para a exportação brasileira.

Lula esteve em Bogotá no dia 14 de dezembro, em sua primeira visita de Estado à Colômbia desde sua posse em 2003, e também em outras duas vezes para reuniões presidenciais sobre questões econômicas. O presidente colombiano visitou Brasília em março de 2003, e São Paulo em junho de 2004, esta última para uma reunião com empresários.

Uribe é considerado o principal aliado do governo estadunidense de George W. Bush no continente. A frente de um governo fascista, ele recebe bilhões de dólares anualmente dos EUA para combater as guerrilhas colombianas – sob o pretexto de perseguir o narcotráfico – através do Plano Colômbia.

A Colômbia terá eleições presidenciais em maio próximo e, segundo pesquisas recentes, o presidente é o candidato favorito à reeleição. Mas Uribe tem enfrentado inúmeras manifestações nos últimos dias, principalmente mobilizadas por organizações estudantis, contrários à sua política neoliberal. Abafadas com violência pela polícia, a truculência de sua política de segurança já resultou em uma morte, registrada neste último fim de semana.

 
Da Redação
Com agências.